Economia

Cai número de pessoas inadimplentes no comércio de Feira de Santana

O perfil das pessoas inadimplentes em Feira de Santana é de mulheres de 30 a 40 anos.

09/01/2017 às 17h20, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O gerente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Rui Santana,  informou em entrevista ao Acorda Cidade que o número de pessoas inadimplentes no ano de 2016 foi menor em relação ao ano de 2015, em Feira de Santana. De acordo com ele, houve um decréscimo e isto aponta que os consumidores estão tendo um cuidado maior para obter o crédito e os estabelecimentos comerciais estão mais criteriosos na aprovação do crédito para os consumidores.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O gerente do SPC disse que o descontrole orçamentário é um dos fatores que gera a inadimplência. Muitas pessoas fazem dívidas a longo e a curto prazo e muitas vezes não se programam diante de imprevistos que podem surgir. Além disso, segundo ele, ocorre que muitas pessoas emprestam o nome a terceiros que também não honram o compromisso do pagamento das dívidas.

“O descontrole orçamentário gera a inadimplência e há pessoas que emprestam o nome e o cartão para terceiros que geralmente são pessoas que já estão inadimplentes. Há grande possibilidade dessas pessoas não pagarem aos titulares do cartão e ambas ficam inadimplentes”, disse.

Rui Santana salientou também que o perfil das pessoas inadimplentes em Feira de Santana é de mulheres de 30 a 40 anos. Ele destacou que essa situação acontece porque muitas mulheres estão assumindo a responsabilidade de compras para a família e consequentemente a possibilidade maior da inclusão dos nome ao SPC é das mulheres.

Planejamento e renegociação de dívidas

O gerente do SPC observou que as pessoas inadimplentes podem ter o crédito de volta se buscarem fazer a negociação ou parcelamento das dívidas. Muitas empresas oferecem facilidade e dão condições aos consumidores retornarem ao mercado, inclusive liberando os juros.

“Em Feira de Santana há cerca 80 mil pessoas inadimplentes. Para voltar a ter crédito é preciso planejamento, ter uma previsão de algum problema que haja e calcular a dívida em cima do que se ganha”, completou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade