Educação

Feira de Santana: Ronda Escolar recebe quatro novas viaturas

Além das viaturas do Programa Ronda Escolar, as escolas continuarão com o apoio das demais viaturas operacionais.

08/12/2016 às 16h33, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Quatro viaturas que vão atuar no Programa Ronda Escolar foram entregues pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (8), no Núcleo de Educação (Direc), em Feira de Santana. A cerimônia contou com as presenças do deputado estadual Zé Neto, do coronel Adelmário Xavier, e comandantes das Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs) , além de professores e diretores escolares.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o deputado estadual Zé Neto salientou que as viaturas que vão atuar no Programa Ronda Escolar são veículos específicos que vão trabalhar pela segurança das escolas estaduais e municipais. De acordo com ele, o relacionamento das escolas com a polícia melhora cada vez mais e o objetivo é pacificar as escolas.

“Nos já tínhamos um trabalho comandado pelo coronel Adelmário Xavier com as quatro companhias que visava fazer esse apoio, mas com carros que não eram específicos para a ronda escolar. Eram carros do próprio comando e agora são carros específicos com cor diferente, com uma estrutura diferente. Nós queremos pacificar e dar mais segurança as nossas escolas”, afirmou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A professora Maria da Conceição, do Colégio Estadual Teotônio Vilela, revelou que a falta de segurança nas escolas é um fator muito preocupante e muitas vezes a entrada na escola é muito frágil. Há apenas o vigilante e pelos portões das escolas acabam passando as drogas e as bebidas alcoólicas.Para ela, o Programa Ronda Escolar vai ajudar a enfrentar muitos problemas relacionados à insegurança, além de fazer um trabalho de cidadania com a integração da escola com a polícia.

“Tem grande importância, principalmente para a nossa escola que está localizada em um bairro de vulnerabilidade social, onde nas adjacências enfrentamos problemas de roubo constantemente . A ronda escolar vem dar esse apoio aos arredores da escola. Além disso, fazer um trabalho de cidadania, de diálogo da polícia com os jovens dentro da escola, trabalhando no sentido da prevenção, do encaminhamento, desses jovens para um caminho social saudável, e fortalecendo a parceria com nós educadores”, salientou.

Ivamberg Lima, diretor do Núcleo Regional de Educação (NRE -19), explicou que as quatro viaturas vão integrar o trabalho das quatro companhias de polícia de Feira de Santana. Ele pontuou que serão trabalhadas ações educativas com o intuito de melhorar e diminuir os índices de violência.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A gente vai afinar com o coronel, mas inicialmente as rondas ficarão nas companhias e cobrirão as escolas pertencentes a cada companhia. Vamos trabalhar de forma integrada com palestras, sobre drogas e outros problemas”, disse.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Além das viaturas do Programa Ronda Escolar, as escolas continuarão com o apoio das demais viaturas operacionais.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade