Feira de Santana

Programa promove saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade em Feira

As ocorrências mais comuns entre os moradores de rua é a frieira, micose, problemas mentais, diabetes e hipertensão.

06/12/2016 às 10h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A menos de dois anos que foi implantado no Município pela Prefeitura de Feira de Santana, o programa Consultório na Rua já diagnosticou seis casos do vírus HIV e da sífilis e um de hanseníase. Casos de tuberculose são comuns entre a população em situação de vulnerabilidade social. Já foram cadastradas pelo programa 340 pessoas – a população é volante.

“Todos os casos diagnosticados foram encaminhados para os serviços de referência”, afirmou a enfermeira do Programa, Darlene Santana, reforçando que a assistência prestada pela equipe multiprofissional é de serviços da Atenção Básica.

“Nós trabalhamos na prevenção de doenças e na promoção à saúde de pessoas em situação de vulnerabilidade. O paciente é atendido no próprio local onde foi localizado, conforme o que estabelece a Portaria 122, de janeiro de 2011”, afirma.

As ocorrências mais comuns entre os moradores de rua é a frieira, micose, problemas mentais, diabetes e hipertensão. São pessoas que têm uma vida associada ao alcoolismo, a drogas ilícitas e que perderam os vínculos familiares – já existem no programa cinco casos de retorno ao âmbito familiar, em que foram transmitidos valores morais e sociais que servem de base para o processo de ressocialização do usuário.

O trabalho do Consultório na Rua é desenvolvido por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e psicólogo. Entre os serviços ofertados estão a realização de curativos, retirada de pontos, distribuição de preservativos, vacinação, teste de glicemia e aferição da pressão arterial.

O programa tem a sua base no primeiro andar onde funciona o Centro Municipal de Hepatites Virais, instalado na rua Barão do Rio Branco, 1.054, centro. A comunidade também pode acionar o serviço ligando para o número (75) 3624-4199.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade