Feira de Santana

'Praça do Tropeiro está abandonada, pedimos socorro', apelam comerciantes

É um lugar de muito movimento, onde também há barraqueiros, feirantes, ponto de ônibus e outros transportes, e ainda é considerada como ponto turístico de Feira de Santana.

05/12/2016 às 10h49, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A Praça do Tropeiro, que fica em frente ao Centro de Abastecimento, é um local por onde passam centenas de pessoas de Feira de Santana e região todos os dias – comerciantes, pessoas que vêm de outras cidades para fazer suas compras no entreposto comercial e a comunidade em geral.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

É um lugar de muito movimento, onde também há barraqueiros, feirantes, ponto de ônibus e outros transportes, e ainda é considerada como ponto turístico da cidade. A Praça do Tropeiro é representada pela imagem do tropeiro e seu cavalo, figuras que fazem parte da história e da cultura da 'Princesa do Sertão'.

Porém, este lugar de tamanho valor econômico e cultural para a cidade tem sofrido bastante com o abandono e falta de atenção das autoridades. Os comerciantes relatam que a Praça do Tropeiro está abandonada, não há manutenção, limpeza adequada e falta segurança.

As estátuas feitas de ferro estão parcialmente destruídas, e os canteiros estão tomados pelo mato. As cores da ferrugem e da deterioração constrastam com o colorido das frutas, verduras e outros produtos que são comecializados no espaço.

A comerciante Maria das Dores, que trabalha no local, conta que a praça está abandonada. Por falta de manutenção muitos clientes têm deixado de frequentá-la e também reclamam da falta de segurança, da limpeza e das condições precárias do banheiro.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Há uns quatro anos que a Praça do Tropeiro está assim. Tudo destruído e ninguém mais quer vir aqui. A praça está abandonada e nós estamos abandonados também. As pessoas visitam aqui, tiram fotos, mas não vemos nenhuma providência. Precisamos de uma restauração total. É triste ver um monumento tão bonito destruído assim”, afirmou.

Josimeire Dias, que também trabalha na praça, disse que todos os comerciantes da Praça do Tropeiro pedem socorro. “A praça está destruída e pedimos socorro. Pedimos que seja tomada alguma atitude”, salientou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, revelou que a prefeitura já está fazendo o levantamento para a recuperação da praça e em fevereiro deverá ser aberta a licitação para a realização da obra. De acordo com ele, por se tratar de uma obra de arte, o monumento do tropeiro e do cavalo deve ser recuperado com muito cuidado. Ele destacou, ainda, que além da Praça do Tropeiro, o monumento do vaqueiro que foi retirado da Rua Olímpio Vital  também passará por um processo de restauração.

“Estamos tomando as providências para que os dois monumentos e a praça sejam recuperados. Eu vou trabalhar para que em fevereiro essa obra seja licitada para recuperação”, acrescentou.

Enquanto a restauração não acontece, circulam pelas redes sociais imagens da estátua desfigurada e feirenses estão aderindo ao clamor e à campanha pela sua recuperação.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Leia também: Comerciantes reclamam de abandono na Praça do Tropeiro; vendas caíram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade