Câncer de próstata

Urologista chama atenção para hábitos de vida saudáveis e realização de exames

Existem alguns fatores de risco que estão relacionados com o câncer de próstata. A doença é mais evidente em homens idosos, afrodescendentes e com história familiar da doença.

30/11/2016 às 18h18, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de atividade física, uma alimentação balanceada e sem excessos de gordura e carne vermelha, rica em verduras e frutas com betacaroteno configuram um tipo de prevenção primária para o câncer de próstata.

O médico urologista João Batista, em entrevista ao Acorda Cidade, destacou a importância da realização de exames anualmente, bem como a divulgação de informações.

O mês de novembro, que é marcado pelo movimento Novembro Azul, trata da importância da prevenção ao câncer de próstata e dos cuidados para a saúde masculina. Para o médico, cada vez mais homens aderem ao movimento e deixam o preconceito de lado.

Ele afirma que os cuidados com a saúde do homem, apesar de terem associação com questões culturais e até de formação e educação, já é possível notar uma mudança de consciência e uma real preocupação com a saúde masculina e a prevenção de doenças.

“Essa questão envolve uma série de aspectos culturais e nós sabemos que mudar a cultura é algo que é bastante lento. Porque para que isso aconteça de forma democrática é necessário investir bastante em educação, bastante em informações e por isso eu louvo os canais de comunicação que têm divulgado neste mês de novembro a necessidade de que o homem busque fazer a sua avaliação para que ele possa ser corretamente orientado e com isso ter menos agravos na sua saúde”, disse.

De acordo com o urologista, a partir da difusão de informações é possível ver uma mudança de mentalidade das pessoas. “À medida em que a informação chega, os homens têm o apoio das famílias, esclarecem ou conhecem alguém portador do câncer prostático e assim cada vez mais buscam alternativas para o seu atendimento”, acrescentou.

A próstata

A próstáta é uma glândula do sistema urogenital masculino e tem papel fundamental na vida do homem. Ela produz o líquido prostático que faz parte do sêmem masculino que é rico em frutose. Este líquido é importante para o espermatozóide e, além disso, a próstata produz uma glicoproteína que é o antígeno prostático específico, o (PSA).

Além do câncer, outras doenças acometem a próstata. São elas: a prostatite, que é um processo inflamatório de natureza infecciosa, a doença prostática benigna, ou o crescimento benigno da próstata.

Fatores de risco

Existem alguns fatores de risco que estão relacionados com o câncer de próstata. A doença é mais evidente em homens idosos, afrodescendentes e com história familiar da doença.

Para o médico João Batista, hábitos de vida saudáveis também fazem grande diferença na manifestação da doença.

Os exames de prevenção, de acordo com o médico devem ser iniciados em pacientes de origem melanodérmica ou com história de câncer de próstata aos 40 anos. Ele enfatizou que todos os homens que na família tiverem casos de câncer de próstata antes dos 60 anos devem iniciar os exames de prevenção. Homens de origem européia ou caucasiana devem fazer a primeira avaliação urológica aos 45 anos. Após o primeiro exame, é necessário que todos façam a avaliação anualmente.

Exames laboratoriais e o toque retal

João Batista explicou que a avaliação urológica é composta por uma série de exames laboratoriais, entre eles o PSA e também o toque retal. Dependendo de cada caso podem ser solicitados também exames de ultrassonografia, urofloxometria e a biópsia de próstata.

Apesar de ainda haver receio de muitos homens em fazer o toque retal, João Batista explicou que esse exame é fundamental para a identificação de um diagnóstico de câncer.

“O toque é fundamental para identificar se a próstata está endurecida. Isso é o tato que vai perceber se há nódulos. É um exame simples e muito importante”, observou o médico.

Sintomas do câncer de próstata

O urologista, citou alguns sintomas que podem indicar o diagnóstico do câncer de próstata. São eles: compressão da uretra com dificuldade no jato urinário e urina mais frequente.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade