Novo surto

Vigilância epidemiológica constata aumento de casos de chikungunya em bairro de Feira de Santana

Oficialmente 30 pessoas já foram a Viep e foram examinadas.

17/10/2016 às 18h20, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

A Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações com as equipes do Centro de Endemias no bairro Brasília, em Feira de Santana, após constatar um aumento no número de casos de chikungunya. Os novos casos de pessoas com a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, mesmo que transmite dengue e ziKavírus, foram verificados no final de setembro.

Oficialmente 30 pessoas já foram a Viep e foram examinadas. Os técnicos colheram amostras de sangue, saliva e urina e encaminharam para confirmar a doença. Segundo moradores do bairro Brasília, o maior numero de pessoas com chikungunya residem na Rua Aderbal Miranda, mas já há casos também nas ruas Vasco Filho e Geraldo Leite.

Reclamando de muitas dores por todo o corpo, a dona de casa Nilzelia Nunes da Silva, disse que teve a tríplice virose Zika, Dengue e Chicunkunya. "Fiz vários exames, mas o médico diz que não acusa nada até agora. Já fui ao hospital cinco vezes, já tomei vários remédios e continuo do mesmo jeito, cheia de dores", lamentou.

A vizinha dela Ivanildes Souza de Oliveira, que mora na Rua Aderbal Miranda também está doente. Ela disse que tem sintomas de chikungunya. Além dela, uma filha e uma sobrinha também foram afetadas pela doença. "E muita dor. A coluna da gente parece que vai partir", revelou”.

O gerente de endemias da Vigilância Epidemiológica, Edvaldo Correia, informou que os casos da tríplice viral foram reduzidos em cerca de 90%, mas em alguns bairros há prevalência dessas doenças como é o caso do Brasília.

Segundo ele, logo que os casos de chikungunya começaram a se intensificar foram as adotadas providências necessária. Ele disse que não é possível ainda saber o número de pessoas com a doença porque está sendo feita a sorologia, e os resultados ainda não chegaram.

"As pessoas que visitamos estão com pés e mãos inchadas e com dores nas articulações, que são possíveis sintomas de chikungunya", afirmou Edvaldo. Ele disse que os agentes de endemias estão trabalhando intensamente até nos finais de semana identificando focos do mosquito Aedes Aegypti. Os moradores também devem colaborar evitando água parada.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade