Segurança do Trabalho

Auditores interditam trabalho em altura na obra do BRT de Feira de Santana

Segundo os fiscais, o objetivo da inspeção é garantir que todos os trabalhadores do local possam trabalhar de forma segura.

15/10/2016 às 06h38, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Auditores Fiscais do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Feira de Santana interditaram os trabalhos em altura nas obras de construção das estações do BRT (Bus Rapid Transit), de Feira de Santana na última quinta-feira (13), após constatarem situações que resultavam em risco de queda e morte de trabalhadores. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

Os Auditores do Trabalho constataram a ausência do equipamento conhecido como “Linha de Vida”, um sistema de proteção coletiva feito com cabo de aço ou corda, no qual o trabalhador fica preso através de um cinto de proteção. Também foi contatada a ausência de meio de acesso seguro à cobertura das estações, o qual era feito através de andaimes montados de forma irregular ou escadas de mão.

Segundo os fiscais, o objetivo da inspeção é garantir que todos os trabalhadores do local possam trabalhar de forma segura e tenham os seus direitos respeitados. Além dessas irregularidades, os Auditores do Trabalho encontraram empregados sem Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), banheiros sem água e ausência de banheiros químicos para o uso de algumas frentes de serviço. Outras irregularidades ainda estão sendo apuradas.

O BRT é uma obra do Programa de Aceleração de Crescimento, na sua segunda fase, através do convênio do Ministério das Cidades com a prefeitura e que utiliza recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Por meio de nota à imprensa a Prefeitura de Feira de Santana informou que está adotando as medidas cabíveis, em relação a notificação da Gerência Regional do Trabalho, à empresa que executa as obras.

O secretário de Gestão e Convênios, Ozeny Morais, esteve presente no ato de notificação, ocorrido na sexta-feira (14). Em seguida ele convocou o engenheiro José Marcone Paulo de Souza, da equipe da Secretaria de Planejamento, para iniciar os contatos com a empresa responsável pelos trabalhos, para providenciar, no menor espaço de tempo possível, tudo o que estiver na exigência da fiscalização.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade