Feira de Santana

Votação escolhe os melhores vídeos e e-books produzidos por crianças da rede pública

Os estudantes participaram de várias etapas do projeto cujo principal objetivo é despertar neles o interesse pelo patrimônio histórico e cultural da cidade e ainda convidá-los a utilizar plataformas digitais

14/10/2016 às 10h52, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Atualizado às 15h7

Os alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental de 21 escolas municipais conheceram o patrimônio histórico-cultural de Feira de Santana e produziram vídeos e e-book para difudí-los através do projeto "Feira Que te Quero Ver", organizado pela Secretaria Municipal de Educação.

Agora, os trabalhos produzidos pelos alunos estão sendo avaliados pela comunidade que pode votar nos melhores até o próximo dia 16. Os vídeos e e-books elaborados pelos próprios estudantes estão disponíveis no site do concurso, no endereço eletrônico: www.feiraquetequerover.com.br.

Os estudantes participaram de várias etapas do projeto cujo principal objetivo é despertar neles o interesse pelo patrimônio histórico e cultural da cidade e ainda convidá-los a utilizar plataformas digitais.

Eles aprenderam sobre os espaços e visitaram edifícios como o Paço Municipal Maria Quitéria, o Mercado de Arte Popular, Catedral Metropolitana de Santana (a Igreja Matriz), Igreja Senhor dos Passos e o Casarão Fróes da Motta, entre outros.

As visitas foram registradas através de fotos, vídeos e entrevistas, para que assim os estudantes produzissem o material. “É importante que os jovens cidadãos conheçam a história do seu município, é através desta história que eles poderão ter conhecimento sobre o passado e sua influencia no presente. Penso que a partir deste conhecimento do passado é que haverá a valorização do ser no presente”, explica o professor Renê Nascimento.

Os estudantes produziram os materiais, usando plataformas digitais como celular, tablet e gravadores. Após o período de votação destinado à comunidade, os vídeos e e-books serão analisados e votados entre os dias 17 e 21 de outubro por uma comissão composta por professores, pesquisadores e/ou produtores ligados à articulação do audiovisual com a educação. A cerimônia de premiação dos três trabalhos mais votados será no dia 31 de outubro, no Centro de Cultura Maestro Miro.

“A história de Feira de Santana é muito rica, tudo que já pesquisei para utilizar na área de educação comprova isso. Ainda há muito a ser pesquisado e, na verdade, muito pouco é feito ainda no sentido de conhecer a história da cidade e pesquisar a respeito. Por isso, este tipo de projeto é tão importante”, avalia o professor e historiador Renê Brito Nascimento, que atua na equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade