Feira de Santana

Micareta de Feira 2017 será em maio; veja datas dos próximos 3 anos

Principal ponto para a mudança no próximo ano é a quantidade de 'feriadões' no mês de abril.

11/10/2016 às 06h24, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A Micareta de Feira de Santana em 2017 será realizada entre os dias 18 e 21 de maio. A data foi definida após cerca de duas horas de discussão sobre a festa durante reunião na noite de segunda-feira (10), na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Ceaf (Centro de Atendimento ao Feirense). Na reunião também ficaram definidas as datas da Micareta para os próximos três anos. Em 2018, a festa ocorrerá entre os dias 19 e 22 de abril; em 2019, de 25 a 28 de abril; e em 2020, de 23 a 26 de abril.

O encontro contou com a presença de representantes dos segmentos envolvidos na realização da festa, representantes de entidades de classe e vereadores, além do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do secretário municipal de Cultural Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro.                        

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O prefeito José Ronaldo de Carvalho disse que a definição da data aconteceu depois de uma ampla discussão entre os participantes da reunião. Ele destacou que a mudança da festa em 2017 ocorrerá devido ao número de feriados do mês de abril. São três feriados prolongados e isto em um período de um mês traz prejuízos para muitas pessoas que fazem a micareta.

“Realizamos uma reunião com amplas discussões e ideias, feita com pessoas que fazem a micareta da cidade. O mês de abril é um mês carregado de feriados e em 30 dias uma quantidade de três feriados prolongados traz prejuízos ao comércio e a quem faz a micareta. A assembleia entendeu que com essa questão muita gente aproveita os feriados para viajar e não participa dos blocos. Isto então causa um esvaziamento e causa um grande prejuízo.

De acordo com o prefeito, as micaretas de 2018, 2019 e 2020 ficarão mantidas no mês de abril. Em 2018 e 2020, haverá algumas mudanças em relação ao funcionamento do comércio, mas essas questões serão definidas a partir das decisões das organizações comerciais.

Sobre as mudanças no trânsito em algumas avenidas do circuito da festa, José Ronaldo informou que a pista da Avenida Presidente Dutra estará pronta e não será atrapalhado o tráfego de veículos. Porém, o trecho da Avenida João Durval estará em obras e o circuito Quilombola deverá acontecer em outro local.

“Houve muitas indagações se haveria mudanças e foi assegurado que a pista da Presidente Dutra vai estar pronta e não vai atrapalhar a micareta. O trecho da João Durval estará em obras e não poderá ter o espaço Quilombola. Vamos discutir outro local para colocar o circuito Quilombola em 2017”, completou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Erivaldo Cruz, dono de camarote, também participou da reunião e concordou com a mudança da data da micareta em 2017. Para ele, foi uma decisão sensata e entendida por todos os presentes. Ele reforçou que os feriados atrapalham a realização da festa e que o objetivo é dar continuidade à micareta de Feira de Santana, que é uma festa grande e tradicional.

“Nossa micareta é grande e sobrevive a todas as dificuldades. Vamos continuar trabalhando e divulgando da melhor forma possível para que o povo venha e faça a festa como sempre fez”, afirmou.

Marcelo Alexandrino, presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, reforçou que a decisão de mudança da data foi unânime e prudente.

"Houve o consenso de transferir. Os feriados atrapalham e a festa ficaria imprensada em um curto tempo. A data de 2018 foi uma data consenso de todos, 2019 ficará bem colocada na medida do possível e 2020 ficou uma data razoável. De um modo geral vimos a flexibildade de um grupo como um todo. Só achamos que 2019 ficou um pouco ruim porque o comércio vai trabalhar ate o dia 15 de abril”, finalizou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade