Eleições 2016

Você sabe o que é zerésima?

Relatório é emitido pelo presidente da mesa receptora de votos entre 7 e 7h30 do dia da votação, 2 de outubro

01/10/2016 às 07h30, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No próximo domingo (2), mais de 144 milhões de eleitores, desses, 10.570.085 na Bahia, estão aptos para escolher seus canditatos a prefeito e vereador. Para atender esta demanda serão disponibilizadas, um total estimado de 38.080 urnas eletrônicas para atender as 205 zonas eleitoraia baianos.

Mas, antes do primeiro eleitor ficar frente a frente com a urna eletrônica, o presidente da mesa receptora de votos já terá ligado a máquina, entre 7h e 7h30, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, para emitir o relatório chamado “zerésima”.

Esse relatório traz toda a identificação da máquina, comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há nenhum voto computado, ou seja, a urna tem “zero voto”. Após a impressão da zerésima, o presidente da seção, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la.

Ao término da votação, às 17h, o presidente da seção eleitoral deve digitar uma senha na urna para encerrar a votação. Logo após, o equipamento emitirá cinco vias do boletim de urna, com os seguintes dados: total de votos recebidos por cada candidato, partido político, votos brancos, votos nulos, número da seção, identificação da urna e a quantidade de eleitores que votaram na respectiva seção. O boletim e a zerésima são então encaminhados à junta eleitoral.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade