Eleições 2016

Chefe de cartório diz que está tudo pronto para o processo eleitoral

Danilo Pereira fala sobre os preparativos para a realização dessa eleição.

30/09/2016 às 14h52, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

As quatro zonas eleitorais, em Feira de Santana, já estão com os equipamentos e equipes prontas para a realização da eleição municipal, neste domingo, 2 de outubro. O chefe de cartório da 156 zona eleitoral, Danilo Pereira, fala sobre os preparativos para essa eleição.

“A gente já trabalhou bastante, agora já estamos com quase tudo pronto só aguardando o sábado para distribuir as urnas e o domingo que é o grande dia. As nossas urnas já estão lacradas, já estão todas no depósito. Nosso material já está todo preparado só aguardando o horário. Os mesários foram convocados, já foram devidamente treinados; o pessoal de apoio já está qualificado, então toda a logística que tínhamos que montar, já fizemos. Já estamos com nossa eleição pronta”, disse.

Segundo Danilo Pereira, a distribuição das urnas será no sábado e a responsabilidade será dos Correios. “O Tribunal contratou os Correios, que vai fazer toda a operação logística, vai levar as urnas no sábado de manhã e vai recolher no domingo depois da votação, assim como as mídias de resultado para a gente poder fazer a transmissão no Fórum Eleitoral”, afirmou.

Segurança

Segundo o chefe de cartório, a Polícia Militar é uma grande parceira durante as eleições. Ele informou que a partir desta sexta-feira (30) a PM já está no prédio da Justiça Eleitoral e, no sábado, a partir do momento em que as urnas são distribuídas, a polícia monta postos em todos os colégios eleitorais.

Além de garantir a segurança das urnas nas escolas eleitorais, Danilo diz que a Polícia Militar garante também a segurança no Fórum Eleitoral e do eleitor. “A Polícia Militar ainda trabalha para coibir crimes eleitorais como a boca de urna no dia da eleição”, observou.

Apuração

Já sobre a apuração, Danilo Pereira disse que apesar de Feira de Santana ter recebido urnas novas, o horário da finalização da apuração dos votos deve ocorrer em horários parecidos com o de anos anteriores, já que isso depende do trabalho dos Correios.

“O fato da urna ser nova deve garantir pra gente uma segurança maior durante a votação. A gente não deve ter incidência de urna trocada e não deve ter nenhuma urna quebrada. Já para a apuração, a gente depende do retorno das urnas e das mídias para o Fórum Eleitoral. Isso depende dos Correios, mas a gente acredita que por volta das 22h a gente já tenha um resultado ou esteja perto da finalização”, afirmou.

Orientações ao eleitor

O chefe de cartório da 156 zona eleitoral, Danilo Pereira, destacou ainda algumas orientações para os eleitores no dia da votação.

– O eleitor no domingo deve portar o documento de identidade e o título de eleitor no momento da votação.

– O eleitor e o candidato não podem fazer boca de urna, não podendo jogar panfletos na rua, pois é uma conduta vedada pela legislação eleitoral.

– Os eleitores não podem fazer aglomerações com roupas idênticas como se fosse uma manifestação ou de apreço ou de reprovação para determinado candidato. Isso se configura propaganda e não é permitido.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade