Bahia

Bahia terá capacitação de agentes públicos de saúde no combate ao Zika

O laboratório de formação em Salvador, que acontecerá no campus Professor Barros da Universidade Salvador (UNIFACS), tem como objetivo capacitar 300 trabalhadores da saúde da região

24/09/2016 às 11h27, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A cidade de Salvador recebe, a partir de 26 de setembro, o Zikalab, nome dado ao Laboratório de Formação do Trabalhador de Saúde no Contexto do Vírus Zika. O objetivo da oficina é a capacitação de agentes públicos de saúde com foco na melhoria do atendimento a gestantes e bebês com microcefalia e suas famílias, nas regiões mais críticas do País.

O Zikalab é fruto de uma parceria da Johnson & Johnson com o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), o IPADS (Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social), que trabalharam juntos de forma colaborativa. O projeto foi desenvolvido em linha com as políticas, protocolos e programas do Ministério da Saúde e do SUS.

A mesa de abertura do Zikalab na cidade contará com a presença das entidades parceiras, do Secretário Municipal de Saúde de Salvador, Dr. José Antonio Rodrigues Alves e da subsecretária Municipal de Saúde, Drª. Maria Lucimar Alves de Lira Rocha, da presidente do CONASEMS Regional, Aline de Cássia Lara, além de representantes da Diretoria Estratégica de Gestão, da Diretoria de Atenção à Saúde, Vigilância à Saúde, entre outros órgãos municipais.

O laboratório de formação em Salvador, que acontecerá no campus Professor Barros da Universidade Salvador (UNIFACS), tem como objetivo capacitar 300 trabalhadores da saúde da região. Estes atuarão como multiplicadores do conhecimento gerado pelo Zikalab para outros profissionais da rede de saúde de diversos municípios do estado. O curso tem duração de 60 horas e prevê aulas expositivas aliadas a atividades práticas nos serviços de saúde de modo a estimular o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Haverá ainda a discussão de casos, com a revisão de das mais importantes e recentes pesquisas publicadas sobre o tema.

Todos os participantes do projeto receberão o manual técnico de Capacitação do Zikalab, que conta com o endosso da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses (SBDA). Todos também serão cadastrados no ZikaZap, um canal expresso de comunicação para permitirá a troca de conhecimento entre os polos de formação, assim como o acesso a todo material gerado nas capacitações.

Além de Salvador, as oficinas acontecerão em outras cinco cidades: Recife (PE), Araguaína (TO), Campina Grande (PB), Cuiabá (MT) e Juiz de Fora (MG).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade