Feira de Santana

Operação Ronda Maria da Penha é lançada em Feira de Santana

O secretário Ildes Ferreira informou que as discussões em torno da implantação do projeto começaram em 2014

23/09/2016 às 15h59, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ed Santos 

O Comando Regional Leste lançou nesta sexta-feira (23), no Centro de Referência Maria Quitéria, a operação Ronda Maria da Penha. O lançamento contou com as presenças do comandante Adelmário Xavier, do secretário de Segurança, Maurício Barbosa, representantes do governo municipal, e o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Anselmo Brandão, dentre outras autoridades.

A coordenadora do centro, Maria Luisa Coelho, destaca a importância da ação para a política de enfrentamento da violência contra a mulher em Feira de Santana.

“A cidade por tinha uma rede quase completa e Ronda Maria da Penha veio completar. Nós temos aqui o Centro de Referência Maria Quitéria, a Vara de Violência Doméstica, a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Delegacia Especializada da Mulher, e a Casa Abrigo. Nós tínhamos uma demanda constante, que era o descumprimento das medidas protetivas, que são importantes, que regulam o afastamento do agressor, e as mulheres estavam ficando vulneráveis”, afirmou Maria Luisa Coelho.

O secretário Ildes Ferreira informou que as discussões em torno da implantação do projeto começaram em 2014 durante a visita da então secretária de Política para Mulheres a Feira de Santana.

“Ficou certo que o município daria o apoio para a instalação desse projeto. Eu acho que é mais um passo na assistência à mulher vítima de violência, e essa parceria com o Governo do Estado vai fortalecer. Se a mulher é vítima de violência e está em risco de morte, o município mantém uma casa abrigo, cujo endereço é desconhecido, absolutamente sigiloso, e essa pessoa vai pra lá e fica o tempo necessário. Nesse tempo a delegacia da mulher vai tomar as providências de recolhê-lo e encaminhar para a justiça”, declarou o secretário.

A tenente Edilene explicou que a ronda Maria da Penha vai fiscalizar o cumprimento da medida protetiva por parte do agressor. Caso ele esteja descumprindo essa medida poderá ser preso em flagrante, se for pego ameaçando ou agredindo. Caso ele não esteja cometendo essa agressão, mas esteja desobedecendo essa medida protetiva será conduzido para a delegacia.

O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Anselmo Brandão, salientou que a ronda vai atuar de maneira num primeiro momento com medidas protetivas, ou seja, aquelas que o juiz diz, como o cidadão não poder se aproximar da casa. Nos casos de uma agressão que acontece na hora, uma viatura da área vai fazer o primeiro atendimento.

“Posteriormente a Maria da Penha vai fazer esse acompanhamento junto a com delegacia de proteção e a justiça. A ronda vai atuar de maneira tal que as mulheres que tiveram esses problemas vão ver a diferença do serviço. São policiais são preparados, habilitados, com cursos e todo um conhecimento para que a mulher se sinta confortável na hora de receber o atendimento”, afirmou o secretário.

O Centro de Referência está localizado na Rua Paris, nº 97, no bairro Santa Mônica.

 

As fotos são do repórter Ed Santos

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade