Feira de Santana

Prevenção ao suicídio é discutida em Roda de Conversa na FTC

Na avaliação dos alunos, a discussão foi bastante positiva, principalmente pelo direcionamento à questão da prevenção.

23/09/2016 às 11h11, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Brasil aparece no ranking dos dez países com maior número de suicídios no mundo. A cada 45 minutos um brasileiro comete suicídio, ou seja, por dia 32 vidas são perdidas. No mundo a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Os dados são alarmantes e foi em torno deles que girou a roda de conversa realizada na FTC Feira de Santana, com o tema o tema “Alcançando e Salvando Vidas: Prevenindo suicídio”.

Foto: Divulgação

Diante da situação impactante, outro dado mereceu destaque no evento, que reuniu professores e estudantes de Enfermagem, Biomedicina e Psicologia, além de profissionais das áreas de Psiquiatria e Psicologia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos podem ser prevenidos. A roda de conversa integra as ações alusivas ao Setembro Amarelo, realizadas pela Instituição.

Na abertura do evento, a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Hayana Leal Barbosa, destacou a importância dos alunos voltarem a atenção para a temática. “Nós lidamos com vidas e é muito importante estarmos atentos aos sinais para evitar esse tipo de atitude”, afirmou. Participaram dos debates o psiquiatra Igor Texeira, a psicóloga Thaise Lacerda e os professores Mariana Rios e Décio Gomes.

De acordo com a professora Mariana Rios, responsável pela coordenação do evento, o objetivo é fazer um alerta, mostrar que o assunto deve ser tratado de forma aberta, com caráter preventivo. Além das explanações e debates, houve ainda apresentação e cordel sobre o tema, apresentação musical e depoimentos emocionantes, como o da estudante de Enfermagem Mariana que tentou o suicídio aos 10 anos de idade.

Na avaliação dos alunos, a discussão foi bastante positiva, principalmente pelo direcionamento à questão da prevenção. “Foi bastante gratificante ver um tema grave e que ainda é tratado como tabu, fazendo com que as pessoas não busquem ajuda, ser exposto claramente”, disse o aluno de Psicologia Alisson Teixeira Lopes. “Tivemos bastante informação sobre diagnóstico e tratamento e isso é importante para nós, que trabalhamos com entrevista ao paciente”, comentou WellingtonAmérico Nascimento, estudante de Enfermagem.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade