Bahia

Obras em rua histórica de Salvador revelam pequenos achados arqueológicos

A Chile, primeira rua do Brasil, está localizada em uma área de alto valor histórico e cultural em Salvador

22/09/2016 às 11h48, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Peças de metal, pinos em cobre, conchas e corais, além de restos de tijolos, telhas e fragmentos de louças dos séculos 18 e 19. Esses são alguns dos três mil objetos arqueológicos descobertos embaixo da Rua Chile, no Centro Histórico de Salvador, e que estão vindo à tona com o Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, do Governo do Estado, na primeira semana do programa de diagnóstico e prospecção arqueológica da área.

Segundo informações de Luiz Fernando Erig Lima, integrante da equipe de arqueólogos contratada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o material encontrado será encaminhado ao laboratório da A Lasca Arqueologia, empresa paulista especializada na avaliação e proteção de bens culturais tombados, responsável pelo projeto da Rua Chile, onde será higienizado, classificado, catalogado e depois seguirá para o Museu Arqueológico da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), no bairro da Caixa D’ Água, em Salvador.

Os estudos preventivos são necessários para a implantação da vala única, que abrigará a fiação elétrica, os cabos de fibra ótica, a rede de gás, a distribuição de água e a coleta de esgoto. A proposta é a criação dessa nova estrutura na Rua Chile, proporcionando a valorização do patrimônio histórico e, ao mesmo tempo, a melhoria da acessibilidade.

A atividade arqueológica vem sendo desenvolvida por etapas. Em agosto foi realizada a pesquisa histórica para a coleta de dados existentes sobre a rua. A conclusão do trabalho está prevista para o final de outubro, quando os resultados serão apresentados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A iniciativa integra o projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, do Governo do Estado, com investimento de R$ 124 milhões para a melhoria da infraestrutura urbana em mais de 200 ruas da região, formada por 11 bairros. A obra na Rua Chile integra o lote 2 do projeto, que compreende ainda os bairros do Centro, Dois de Julho, Nazaré e Politeama, onde estão sendo investidos R$42,9 milhões.

Patrimônio da Humanidade

A Chile, primeira rua do Brasil, está localizada em uma área de alto valor histórico e cultural em Salvador, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1984, e reconhecida pela Unesco, um ano depois, como Patrimônio da Humanidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade