Bahia

Conselho Estadual do Idoso abre inscrições para o Prêmio José Ramos de Queiroz 2016

Pessoas físicas e entidades que atuam pelos direitos da pessoa idosa têm até o dia 30 de setembro para se inscrever

20/09/2016 às 18h21, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A partir desta terça-feira (20), pessoas físicas e entidades que atuam na defesa dos direitos das pessoas idosas poderão ser indicadas para concorrer ao Prêmio José Ramos de Queiroz 2016. A premiação foi instituída pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI), vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), como forma de incentivar pessoas e instituições que lutam pela causa do idoso no estado da Bahia. Os interessados, que tenham pelo menos dois anos de atuação comprovada na área, deverão encaminhar e-mail, com exposição de motivos, para o endereço eletrônico [email protected], até o dia 30 de setembro. Deve constar também cópia do Estatuto ou Regimento Interno da Entidade (pessoas jurídicas), e para as pessoas físicas, um breve histórico das suas atividades.

Concedido anualmente pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI), como parte das comemorações do Dia Nacional do Idoso (6 de outubro), a iniciativa vai escolher duas pessoas físicas e duas entidades, por meio do voto aberto, durante reunião extraordinária do CEI, no mês de outubro. O resultado será divulgado no site www.justicasocial.ba.gov.br. Para o vice presidente do CEI, Marcos Barroso, “a iniciativa é um reconhecimento pelas atividades realizadas pelas entidades e pessoas físicas que atuam em prol da qualidade de vida das pessoas idosas, além de ser um incentivo pela continuidade dessa conduta, estimulando, dessa forma, a todos que trabalham com a temática”.

Ramos de Queiroz – A homenagem ao médico geriatra José Ramos de Queiroz deve-se à sua importância para o segmento, tendo sido o primeiro brasileiro a chamar a atenção da sociedade para a questão do envelhecimento saudável. Nascido em 07 de março de 1920, em Salvador, José Ramos de Queiroz se diplomou em medicina em 1943. Ele é considerado um dos pilares da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, tendo realizado diversas pesquisas sobre envelhecimento, unindo saúde e questões sociais que permeiam o envelhecer. Por esse motivo, passou a ser conhecido como o geriatra mais gerontólogo do país.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade