Feira de Santana

Na Semana Nacional do Trânsito, órgãos falam da educação para um trânsito mais seguro

Em Feira, a programação conta com a presença do Corpo de Bombeiros, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), a 3ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran), entre outros órgãos ligados ao trânsito na cidade e no estado.

20/09/2016 às 15h15, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O governo federal lançou no último domingo (18) a Semana Nacional do Trânsito, com o tema ‘Sou mais um para um trânsito mais seguro’. Em Feira de Santana, a programação foi aberta oficialmente nesta terça-feira (20), no paço municipal Maria Quitéria, e conta com a presença do Corpo de Bombeiros, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), a 3ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran), entre outros órgãos ligados ao trânsito na cidade e no estado.

O major José Alberto, comandante do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, falou da atuação do órgão em um acidente. Segundo ele, as equipes trabalham em conjunto com outros órgãos do estado e da prefeitura.

“Acidente de trânsito no seu contexto geral é uma engrenagem, onde podem ser acionados vários órgãos. E o Corpo de Bombeiros nessa engrenagem primeiramente trabalha com a prevenção, orientação das pessoas, quanto à importância de um trânsito seguro, depois quando essa prevenção por algum motivo alheio aos órgãos falha e vem acontecer um acidente nós atuamos de forma efetiva na ocorrência”, informou o comandante.

Ele detalhou ainda como é feito o atendimento a vítimas de acidentes. “Nós atuamos na parte de atendimento pré-hospitalar ou desencarcerando uma vítima, retirando das ferragens ou de um local inacessível, porque às vezes ela é lançada para fora e cai numa vala ou lugar onde o acesso é difícil, como também fazendo a estabilização dessa vida dando o suporte básico, levando oxigenação ao cérebro, através das ventilações, as manobras de ressucitação cardiopulmonar, quando necessário, e levando à unidade hospitalar para que seja feito o atendimento mais especializado”.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Maísa Macedo, falou das dificuldades que as equipes muitas vezes enfrentam no atendimento às vítimas. “A nossa maior dificuldade não é a chegada até a vítima, a maior dificuldade do Samu é a referência da vítima. E nós temos uma população que em algumas situações colaboram abrindo passagem para o Samu chegar até a vítima e temos outras situações que nem sempre a gente tem essa colaboração”, disse.

O superintendente de trânsito, Francisco Júnior, avaliou positivamente o trânsito da cidade, mas reconhece que há necessidade de melhorias.

“A gente tem percebido que mesmo com as modificações, obras, abertura e fechamento de vias, mudanças de sinalização, a cidade está andando. Fomos avaliados recentemente por um aplicativo, talvez o maior em gestão de trânsito mundialmente e fomos colocados na pesquisa entre as 15 melhores cidades para se dirigir. Claro que temos intercorrências, dificuldades e necessidade de diversos acertos. Estamos trabalhando para isso”, afirmou Francisco Júnior.

Ainda na opinião dele, os feirenses precisam desenvolver a ideia de cidadania no trânsito. “Se cada cidadão a gente conseguir tocar nele a ideia de que ele não deve só ter educação no trânsito, como deve ter cidadania, a gente vai conseguir fazer um trânsito melhor. Não será só a questão de notificar, de remover, ou apenas a questão de mudar o sentido das vias, mas sim das pessoas respeitarem o trânsito, imaginando que tem outros que precisam tanto daquele local como ele”, ressaltou.

O coordenador interino da 3ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran), Silvano Oliveira, declarou que o órgão vem fazendo diversas ações educativas em instituições e empresas do município.

“No artigo 74 do Código Nacional de Trânsito reza o seguinte preposto: que a educação no trânsito é direito do cidadão e dever ser de todas as instituições ligadas ao Sistema Nacional de Trânsito. A 3ª Ciretran vem fazendo palestras em fábricas, em escolas e outras instituições. Essa semana nós começamos a fazer palestras da escola técnica, militar e em outros municípios que também pertencem ao nosso território como Santo Estevão, Berimbau e outros”, afirmou.

As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade