Feira de Santana

Uefs suspende realização de festas no campus universitário e repudia agressões

O reitor disse que muitos eventos têm sido divulgados nas redes sociais e atraído um público de mais de mil pessoas.

19/09/2016 às 14h47, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ed Santos

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou uma nota informando que estão suspensas as festas públicas nas dependências do campus, em decorrência de fatos ocorridos na Festa Habeas Lata, promovida no último dia 06 de setembro, que ofereceram riscos às pessoas que compareceram ao evento.

Segundo o reitor da universidade, Evandro Nascimento, na festa, houve um público muito grande, que não é habitual nos eventos que acontecem na Uefs. Ele informou que houve a entrada de carros de som com paredões, que no decorrer do evento gerou tumulto entre os participantes.

“Houve inclusive o disparo de arma de fogo e foi esse fato que levou a administração a suspender a realização de festas no campus e realizar uma normatização por uma comissão para criar uma resolução, que será submetida ao conselho universitário para normatizar eventos e atividades culturais como calouradas, saraus, que já são comuns na universidade”, justificou o reitor sobre o cancelamento.

Ele disse que normalmente as festas da Uefs têm um público restrito aos alunos do curso, mas que nos últimos meses, muitos eventos têm sido divulgados nas redes sociais e atraído um público de mais de mil pessoas.

“Não existe uma estrutura nem preparação nem efetivo de segurança para dar as condições para esses eventos. As comissões que realizam essas festas pedem autorização à universidade, que exige a assinatura de um termo de compromisso em que os organizadores se responsabilizam por ocorrências que venham a acontecer e também obedecer à legislação municipal que fala do horário de encerramento das festas e do limite de altura do som. Mas nós temos percebido que mesmo as comissões assinando o termo de responsabilidade, o ambiente não se encontra nas condições para festas, e as coisas podem sair do controle e nós não desejamos que aconteça algo de pior”, explicou Evandro Nascimento.

Ele informou que, segundo as informações que chegaram até a diretoria, no momento em que os paredões começaram a causar desconforto, um certo desentendimento na festa, um aluno de Direito, que também é policial, efetuou disparos para cima, na intenção de fazer parar a confusão que estava acontecendo. Entretanto, de acordo com o reitor Evandro Nascimento, esse tipo de atitude não é desejável no ambiente da universidade. “Antes que algo que fugisse ao controle acontecesse, a universidade tomou a decisão de suspender as festas”, enfatizou.

Nota de repúdio

Sobre a nota que repudia atos de racismo, machismo, LGBTfobia e assédios ocorridos dentro da instituição de ensino, a vice-reitora da Uefs, Norma Lúcia, informou que uma comissão foi criada para acompanhar as ações afirmativas depois do acesso via cotas à universidade.

“A comissão sentiu a necessidade de fazer essa nota porque recentemente a gente teve muitas denúncias de casos de racismo contra negros, indígenas, casos de violência contra a mulher.”

A vice-reitora destaca que esses casos já ocorriam dentro do campus, mas com a criação de uma ouvidoria eles vieram mais à tona.

“Com a abertura da ouvidoria as pessoas começaram a fazer mais denúncias, e esses casos vieram mais à tona. Então nós queríamos chamar a atenção da comunidade interna e externa que nós não vamos tolerar nenhum tipo de ato que desrespeite qualquer cidadão”, salientou Norma Lúcia.

Ela acrescentou que a Uefs tem realizado ações educativas e também punindo os agressores, quando o caso exigir. “Nós já iniciamos esse tipo de ação, e recentemente a ouvidoria promoveu um seminário com uma participação grande da comunidade interna e de pessoas da comunidade externa.”
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade