Eleições 2016

Propaganda eleitoral deve respeitar Lei Brasileira de Inclusão, diz procuradoria

Os partidos foram advertidos de que o direito das pessoas com deficiência à informação e comunicação consta da Constituição

25/08/2016 às 14h51, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Agência Brasil – A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro advertiu aos partidos políticos que a propaganda eleitoral gratuita, que começa amanhã (26) no rádio e televisão, deve respeitar a Lei Brasileira de Inclusão. Assim, os programas partidários deverão ter recursos de acessibilidade para que todas as pessoas, com e sem deficiência, compreendam os conteúdos.

A recomendação – expedida aos 35 diretórios partidários do Estado do Rio – visa garantir o cumprimento de textos legais, como a Lei Brasileira de Inclusão, que entrou em vigor em janeiro, e assegura à pessoa com deficiência o direito à participação na vida pública e política, por exemplo.

Os partidos foram advertidos de que o direito das pessoas com deficiência à informação e comunicação consta da Constituição desde que ela incorporou a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Uma resolução recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê o uso de recursos de acessibilidade. Para cumprir a lei, deverão ser usados meios e formatos acessíveis de comunicação, como legendas, janela com intérprete de Libras e audiodescrição. Cada partido que descumprir a lei se sujeitará a medidas judiciais e extrajudiciais. A Procuradoria Regional Eleitoral orientou os 249 promotores eleitorais, que fiscalizam as eleições no estado, quanto a eventuais medidas judiciais e extrajudiciais a serem adotadas em caso de descumprimento.

O procurador regional eleitoral do Rio de Janeiro, Sidney Madruga, disse hoje (25) que há que se compreender que a acessibilidade é um direito de todos os cidadãos, com ou sem deficiência. “Cabe aos partidos políticos e emissoras de rádio e TV cumprirem a lei e, desta forma, garantir o direito à informação a toda a sociedade. Eventual descumprimento não será tolerado”, advertiu.

Recursos de acessibilidade nas inserções

Em outra iniciativa pela inclusão de pessoas com deficiência no processo eleitoral, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) expediu – para emissoras de rádio e televisão no estado – uma recomendação análoga à destinada aos partidos.

Com os fundamentos legais semelhantes ao outro documento, a PRE recomenda que as emissoras observem a obrigatoriedade legal do uso de recursos de acessibilidade nas inserções de 30 e 60 segundos referentes ao pleito deste ano. Nesse caso, também ficam sujeitas a medidas judiciais e extrajudiciais se descumprirem a legislação.

A presidência, a corregedoria e a coordenação de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral foram avisadas das recomendações. O Ministério Público do Rio de Janeiro e os promotores também tomaram ciência da iniciativa.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Lançamento da Pré-Campanha

Eleições 2024

"Zé Neto está muito bem preparado", diz Jerônimo Rodrigues durante lançamento de pré-candidatura em Feira de Santana

Segundo o governador, muitos jovens não conheciam Zé Neto antigamente, assim como não conheciam Wagner.

14/04/2024 às 17h35

Lançamento da Pré-Campanha

Eleições 2024

Ao lado de Jerônimo e Wagner, Zé Neto lança pré-candidatura à prefeito de Feira de Santana

O evento foi realizado em uma casa de shows localizada na Avenida Maria Quitéria.

14/04/2024 às 12h40

Prefeito Colbert Martins

Eleições 2024

Colbert Martins aguarda pedido de apoio por parte de José Ronaldo para disputar prefeitura de Feira de Santana

Segundo ele, o objetivo do grupo é derrotar o adversário, que neste caso é o Partido dos Trabalhadores (PT).

13/04/2024 às 11h19

Dilton Coutinho

Feira de Santana

Dilton Coutinho publica pronunciamento sobre candidatura à prefeitura de Feira de Santana

Dilton Coutinho reafirma compromisso com jornalismo e agradece apoio após decidir não concorrer à prefeitura de Feira de Santana.

08/04/2024 às 07h36

cantores de pagode

Eleições Municipais

Oh Polêmico, A Dama e Edcity irão disputar vaga na Câmara de Salvador em 2024; saiba partidos

Vale lembrar que o também cantor de pagodão, Igor Kannário mudou de lado na disputa das eleições municipais de 2024....

07/04/2024 às 13h21

Encontro com Partido Progressistas

Eleições 2024

Partido Progressistas realiza encontro com filiados em Feira de Santana 

O objetivo foi reunir os pré-candidatos para que eles possam interagir, trocar energia sobre a cidade, discutir ideias e propostas....

05/04/2024 às 18h42

image

Rádio acorda cidade