Bahia

​Redução de mortes no trânsito dá prêmio a Salvador

A capital baiana concorreu com outros municípios e capitais do País.

25/08/2016 às 13h25, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A redução significativa no número de mortes por acidente de trânsito, queda de 17,6% entre 2013 e 2015, deu a Salvador o 1º lugar do Prêmio Cidades Sustentáveis, categoria Mobilidade, concedido pelo Instituto Ethos. O prêmio contemplou as administrações municipais que promovem políticas públicas bem-sucedidas, com resultados concretos mensuráveis em oito áreas. A capital baiana concorreu com outros municípios e capitais do País.

No período, o número de atropelos e de colisões, principais causadores de morte no trânsito, caiu. Foram 82 mortes por atropelo, em 2013, contra 71, em 2015. As mortes por colisões corresponderam a 51 no ano de início da gestão ante 36 em 2015. No total, foram 221 mortes em 2013 e 182 em 2015.

O expressivo investimento em fiscalização é apontado como principal fator de redução. Desde 2013, as blitzes de Lei Seca em Salvador são diárias. Nos três primeiros anos da gestão, 96.830 condutores foram abordados para fazer o teste de alcoolemia. Além disso, quase dobrou o número de equipamentos de fiscalização eletrônica. Hoje 183 equipamentos são distribuídos nas principais vias da cidade, sendo 96 fotossensores, 78 radares, 7 lombadas e 2 estáticos. “Temos que acabar com a indústria da infração”, afirmou o superintendente Fabrizzio Muller.

O trabalho de segurança viária e engenharia de trânsito da Transalvador, direcionado a vias consideradas perigosas, também colabora com os avanços. O exemplo mais recente é o da Av. Afrânio Peixoto, a Suburbana, onde o número de mortes por acidentes de trânsito caiu 60% no primeiro semestre de 2016. Foram investimentos em fiscalização eletrônica e em sinalização horizontal e vertical, reestruturação de toda a geometria viária, incluindo uma ciclovia de 28km segregada da principal e 26 faixas elevadas para travessia mais segura.

Para Fabrizzio Muller, o prêmio é o reconhecimento do trabalho de todos os servidores e colaboradores da Transalvador e da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), que se empenharam no que considera base para os avanços na mobilidade e na segurança do trânsito. “Temos investido em educação para o trânsito, fiscalização e engenharia, o resultado disso é uma redução importante na morte por acidentes. Quem sai ganhando é o soteropolitano”, frisou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade