Feira de Santana

Ônibus de Feira de Santana são vistos em SP; secretário diz que eles fazem parte de frota excedente

Ele garantiu que 'a frota de ônibus das empresas que operam o transporte coletivo em Feira de Santana está com seu número normal'.

25/08/2016 às 06h38, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Sobre as imagens de ônibus de Feira de Santana circulando em uma cidade do interior de São Paulo, e que estão sendo compartilhadas nas redes sociais, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, afirmou que as empresas são permanentemente fiscalizadas e que em relação ao recall de alguns veículos, o que foi feito recentemente, segundo a empresa, o problema já está superado.

Ele garantiu que “a frota de ônibus das empresas que operam o transporte coletivo em Feira de Santana está com seu número normal, conforme previsto em contrato firmado com o Município”.

Segundo o secretário, uma quantidade de ônibus superior ao determinado estava disponível nas garagens. "Em relação a esses veículos que excedem a frota operacional e a contingência de reserva, não podemos impedir que as empresas façam deles o que lhes for conveniente. O que importa ao Município e à comunidade é que as empresas cumpram o que está previsto em contrato no que diz respeito aos ônibus em operação e o contingente estabelecido de 5 a 10% em caráter de reserva. Esses números estão sendo rigorosamente aplicados. Nós estamos acompanhando diretamente", afirma Boaventura.

A denúncia também repercutiu na Câmara de Vereadores na quarta-feira (24). Em discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, na manhã desta quarta-feira (24), o vereador Alberto Nery (PT), com base em informações de rodoviários sindicalistas do estado de São Paulo, denunciou que 10 ônibus que foram retirados da frota das empresas que operam o serviço de transporte coletivo em Feira de Santana estão rodando no município de Sorocaba. O petista disse que também dispõe das fotos que comprovam a denúncia.

Foto: Vinícios Oliveira

Segundo o vereador, os empresários do grupo Rosa e São João, ao serem questionados sobre o assunto, deixaram bem claro que estavam tirando os ônibus da frota porque o sistema de transporte coletivo de Feira de Santana não os remuneram conforme estava contido no edital de licitação, “que era transportar 2,5 milhões de passageiros – eles hoje estão transportando 1,8 milhão e alegam que estão tendo um prejuízo de aproximadamente R$ 1,6 milhão por mês”, informou o edil na tribuna da Casa da Cidadania.

O petista acrescentou que, de acordo com o edital de licitação, as empresas Rosa e São João têm também que comprovar mensalmente o depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço da classe trabalhadora. No entanto, disse o vereador, as empresas supracitadas ficaram quatro meses sem fazer o depósito e, após reclamação do Sindicato dos Rodoviários de Feira de Santana (Sintrafs) e do Ministério Público, os empresários do transporte coletivo fizeram um parcelamento do FGTS.

Leia também: Secretário de Transportes esclarece sobre ônibus urbano vistos na BR-116 sul

Trecho do edital
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade