Bahia

Tempo quente e seco predomina na maior parte da Bahia no fim de semana

Além de deixar o tempo seco (baixos índices de umidade do ar), a massa de ar contribui para elevar a temperatura, principalmente, nas regiões oeste, São Francisco e norte, onde a máxima poderá chegar aos 38°C.

19/08/2016 às 11h57, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A massa de ar seco, que vem influenciando o tempo na Bahia há várias semanas, continua predominando nos próximos dias, que também inclui o final de semana, mantendo assim, o céu com poucas nuvens e sem chuva na maior parte do estado. É na faixa centro-oeste e norte onde esse sistema permanece atuando com mais intensidade, de acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Além de deixar o tempo seco (baixos índices de umidade do ar), a massa de ar contribui para elevar a temperatura, principalmente, nas regiões oeste, São Francisco e norte, onde a máxima poderá chegar aos 38°C. Em decorrência disso, a vegetação já ressecada nessas áreas aumenta a chance de ocorrer novos focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar os já existentes.

Com essa condição mantêm-se o alerta quanto à utilização do fogo em atividades diárias, pois uma simples ponta de cigarro poderá dar origem a uma grande queimada, trazendo danos irreversíveis ao meio ambiente e à população, a exemplo do agravamento de problemas de saúde, principalmente de respiratórios, que podem ser agravados pela fumaça e/ou fuligem. Por isso é recomendado o consumo frequente de líquidos e evitar exposição prolongada ao sol, sobretudo, das 10h às 16h.

Na faixa centro-leste, onde a massa de ar também está atuando, embora com menor intensidade, o tempo é de céu parcialmente nublado a claro. Mesmo assim, a umidade vinda do Oceano Atlântico poderá contribuir para ocasionar eventos isolados de chuva fraca.

Com essa previsão de nuvens, a temperatura também se eleva em áreas como o nordeste, onde são esperados os maiores índices (máxima de até 33°C). Nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste ainda está prevista temperatura típica do inverno, principalmente nas áreas serranas, onde a mínima pode chegar aos 14°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, mesmo com a previsão de pouca nebulosidade, a temperatura continua elevada, devendo oscilar entre mínima de 22°C e máxima de 30°C.

Maré

Desta sexta-feira a domingo (19 a 21), a maré deverá atingir a altura máxima no período entre 4h às 6h e das 16h às 18h, com valores de 2,0 a 3,0 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada, das 10h às 12h e das 22h à zero hora, variando de 0,1 a 0,3 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Radiação Ultravioleta

Uma das características do inverno é a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) em algumas áreas. Porém a ausência de nebulosidade em algumas regiões contribui para elevar esses índices, a exemplo dos que estão previstos para o período entre esta sexta-feira e domingo, que deverão variar de 09 a 10.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes índices estão classificados na categoria ‘Muito Alto’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada ao sol. Para evitar danos à saúde, é necessário usar protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves, principalmente, entre 10h e 16h, quando os danos à saúde são maiores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade