'Dinheiro suado'

Mulher entrega 400 botijões de gás por mês e diz que ‘pegar no pesado’ garante salário maior

Antes de ser entregadora de gás, Vanessa trabalhava como cobradora de van. Ela relatou que sempre gostou de acompanhar as notícias pela internet e, um dia, navegando pelo site Acorda Cidade, viu a vaga de entregadora.

19/08/2016 às 08h23, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Você liga para solicitar um botijão de gás e, de repente, para sua surpresa, quem entrega é Vanessa Neves Carvalho, uma jovem de 27 anos. Ela trabalha em uma empresa de entrega de gás e precisa bater uma meta de 400 botijões por mês.

Vanessa conta que sempre se identificou com atividades que exigem maior esforço físico e já atuou como borracheira, técnica em refrigeração e também cobradora de van. Ela relata que sempre ouve “piadas” e críticas pela profissão que escolheu, mas que não se importa com isso. Vanessa destaca que a opção por trabalhar em funções que, na maioria das vezes, são desempenhadas por pessoas do sexo masculino é porque oferecem maiores salários.

“Eu gosto de pegar no pesado sim. Até porque eu percebo que o salário é maior, comparado a outros empregos mais comuns”, diz.

Para Vanessa não tem tempo ruim, nem cansaço. Ela sai de casa às 6h20 e só retorna às 19h. Durante o dia entrega botijões de gás por toda parte da cidade, em empresas, residências e apartamentos. O peso total de um botijão chega a até 28kg e, para Vanessa, não há dificuldade em carregá-lo. Muitas entregas são para residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida e Vanessa sobe até o quinto andar dos apartamentos.

“Levo os botijões em qualquer lugar. Subo com eles nas costas para o segundo, terceiro, quarto e até quinto andar tranquilamente. Muitas vezes até eu instalo. Eu já acostumei com esse trabalho”, enfatiza.

Como conseguiu o emprego

Antes de ser entregadora de gás, Vanessa trabalhava como cobradora de van. Ela relatou que sempre gostou de acompanhar as notícias pela internet e, um dia, navegando pelo site Acorda Cidade, viu a vaga de entregadora. Vanessa não pensou duas vezes e se candidatou à vaga de emprego. Chegando à empresa, ela disse que era a única mulher que concorreu à vaga. Os demais candidatos eram todos homens e ninguém acreditava que Vanessa fosse selecionada.

“Até o dono do depósito ficou impressionado de ver uma mulher se inscrever na vaga. No dia, tinha 11 homens e só passaram no teste eu e mais dois. Aí pronto. Fui contratada graças a Deus”, afirma.

Ser mulher

Vanessa leva sua vida normalmente, trabalha, namora e também se diverte com os amigos. Ela não se importa com as piadas e falas preconceituosas das pessoas. A entregadora de gás gosta muito do que faz e tem muito orgulho. Só quando está no período fértil tem mais cautela em subir muitas escadas. “Só nesse período que eu evito subir muitas escadas porque sinto um pouco de dor nas “cadeiras” e é normal. Gosto muito do meu trabalho!”, finalizou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade