Feira de Santana

Feira de Santana sediará encontro de lideranças cooperativistas

Responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 3,2 bilhões, as cooperativas baianas ocupam papel de relevo em setores estratégicos da economia estadual, como o agronegócio, o sistema financeiro, a saúde, o transporte e a área de serviços.

17/08/2016 às 09h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No dia 19 de agosto, a cidade de Feira de Santana receberá a última edição de 2016 do Lidercoop, Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Líderes do Cooperativismo Baiano, um dos eventos estrategicamente mais importantes para o desenvolvimento do cooperativismo no estado. Na oportunidade, lideranças cooperativistas da região Portal e Sertão, se reunirão para debater sobre as realidades regionais, execução das estratégias do cooperativismo baiano e a integração do sistema cooperativista para o desenvolvimento regional e sustentável. O encontro será realizado no Hotel Acalanto, Rua Torres, 77 – Capuchinhos. Feira de Santana/BA.

Este ano, o evento terá como tema “Boas práticas de Governança Cooperativa e capitalização como pilares da sustentabilidade das cooperativas”, objetivando debater como as lideranças cooperativistas estão gerindo seus negócios, além de discutir como a adoção das boas práticas de governança e capitalização são fundamentais para o sucesso e a perenidade das cooperativas, seja qual for seu ramo de atuação e tamanho da cooperativa, principalmente no que se refere a segurança e ao retorno aos cooperados.

Responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 3,2 bilhões, as cooperativas baianas ocupam papel de relevo em setores estratégicos da economia estadual, como o agronegócio, o sistema financeiro, a saúde, o transporte e a área de serviços. No entanto, a profissionalização da gestão, a conquista da competitividade e a ampliação dos mecanismos de transparência, são desafios de todo o sistema cooperativista, de acordo com Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB. Em 2015, contrariando o desempenho econômico brasileiro e baiano, as cooperativas cresceram cerca de 19% em relação ao ano anterior.

Para Tecchio, o encontro deste ano terá o número de participantes ampliados, dando assim mais foco a questão estratégica para o desenvolvimento do cooperativismo, levando experiências e informações para reflexão dos participante e posterior aplicação no âmbito das cooperativas.

O encontro já foi realizado em Luís Eduardo Magalhães no dia 15 de julho, em Salvador (22.07), Irecê (29.07), Vitória da Conquista (05.08) e em Itabuna (12.09).

Confira abaixo a programação:
08:00 – Recepção dos participantes.
09:00 – Abertura – Cergio Tecchio, Presidente da OCEB.
09:15 – Apresentação e debates com o tema: Boas práticas de Governança e Gestão nas cooperativas – Ranúsio Cunha, diretor geral do Sicoob Coopere.
10:30 – Apresentação e debates com o tema: Formação patrimonial e capitalização como sustentabilidade da cooperativa – Cergio Tecchio.
12:00 – Apresentação dos trabalhos do Sistema Cooperativo na Bahia após os encontros de 2015, e apresentação de proposta de melhorias do cooperativismo na região e no estado para os próximos anos – Cergio Tecchio.
13:30 – Avaliação e encerramento.
14:00 – Almoço.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade