Bahia
Ouvidoria realiza pesquisa para avaliar qualidade de serviço público
As pesquisas de qualidade, que começaram com as delegacias, devem abranger também as áreas de saúde, educação e outros setores importantes para os baianos
16/08/2016 às 15h33, Por Kaio Vinícius
Acorda Cidade
Mais de mil famílias baianas que utilizaram os serviços do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML), nos últimos seis meses, participarão de pesquisa para avaliar a qualidade do serviço prestado pelo órgão. O levantamento é realizado pelo Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali), por meio da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), com o objetivo de analisar as condições de atendimento à população para realizar melhorias nos serviços. As pesquisas de qualidade, que começaram com as delegacias, devem abranger também as áreas de saúde, educação e outros setores importantes para os baianos.
Para o ouvidor-geral do Estado, José Maria Dutra, é importante que a população colabore e participe do levantamento. “Uma das funções da Ouvidoria é essa: ajudar o Estado a verificar a eficácia e como o serviço público está acontecendo, e se está atendendo bem às necessidades da população. Por isso, o cidadão, quando receber uma ligação da Ouvidoria, é bom que dedique um tempinho para responder com calma e cuidado as perguntas, porque a pesquisa é fundamental para que possamos reunir esses dados. Estamos aqui para avaliar a efetividade do serviço para melhorar a qualidade e esse é o grande retorno para o cidadão”, explica Dutra.
No total, 1,1 mil atendidos pelo IML participarão da pesquisa, segundo dados coletados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e cedidos à Ouvidoria através da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Depois de recolhidas pelo Sistema de Pesquisa de Satisfação do Serviço Público, desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb), essas informações são enviadas para o Conquali, que remete à SSP. Assim, a secretaria pode, por sua vez, tomar providências para aperfeiçoar o serviço.
Entre os requisitos avaliados estão desde as condições estruturais até o quão humanizado é o atendimento. São 22 perguntas sobre o tempo de atendimento, o comportamento dos funcionários, a iluminação, a climatização e outros aspectos físicos. A ideia é aprimorar não apenas o atendimento do IML, mas a qualidade de todos os serviços públicos da Bahia.
Mais Notícias
Bahia
Serpente rara azul encontrada em Eunápolis é batizada de “Rita Lee”
Rita Lee, a serpente, está no Museu Biológico do Instituto Butantan, desde o dia 14 de junho de 2023.
28/03/2024 às 11h53
Bahia
TJ suspende liminar e licitação do VLT do Subúrbio de Salvador volta a correr normalmente
A paralisação da licitação impede a implementação de um modal viário importante para o desenvolvimento econômico e social da região....
28/03/2024 às 06h34
Bahia
Salvador 475 anos: a ligação ancestral entre a Barroquinha e o Engenho Velho da Federação
Localizada em uma depressão no centro de três colinas e formada em sua maior parte por terras devolutas, a Barroquinha...
28/03/2024 às 06h20
Bahia
Salvador 475 anos: Como aterros sobre a Baía de Todos-os-Santos formaram o primeiro bairro comercial planejado do Brasil
A primeira ocupação no local corresponde atualmente ao trecho da Conceição da Praia, com a construção da alfândega, armazéns e...
27/03/2024 às 17h12
Feriado
Policiamento nas estradas baianas é intensificado na Semana Santa
Segundo a Polícia Militar, a Operação Semana Santa ocorrerá das 07h de amanhã (28) até às 07h da próxima segunda-feira...
27/03/2024 às 16h15
Selo Lilás
Governador certifica 83 empresas baianas em prol da igualdade de gênero no ambiente de trabalho
Bahia Pesca, Bahiagás, Cerb, Conder e Embasa foram certificadas na solenidade.
26/03/2024 às 16h55