Bahia

Hospital Roberto Santos realiza primeira miotomia endoscópica via oral na Bahia

O procedimento melhora a disfagia no paciente que apresenta dificuldade no transporte de alimento do esôfago para o estômago.

15/08/2016 às 15h06, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O primeiro tratamento endoscópico para megaesôfago da Bahia, conhecido por Miotomia Endoscópica Peroral (Poem – Peroral Endoscopic Myotomy), pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, no último final de semana. O procedimento melhora a disfagia no paciente que apresenta dificuldade no transporte de alimento do esôfago para o estômago.

Realizada pela equipe médica e de enfermagem do Serviço de Endoscopia Digestiva e do Centro de Hemorragia Digestiva (SED-CHD), a ação teve ainda o apoio de um engenheiro clínico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e um representante da empresa de manutenção dos endoscópicos IBP.

Foto: ASCOM HGRS

“Tivemos a importante orientação de Antônio Carlos Conrado, médico endoscopista do Hospital da Restauração (Recife-PE). Ele é a pessoa com a maior experiência do Brasil nesse segmento”, informou o gastroenterologista Marcos Clarêncio, coordenador do SED-CHD do Roberto Santos.

A Poem, conforme explica Clarêncio, foi iniciada na década de 1980 pelos japoneses. “No Hospital Roberto Santos, os dois casos foram bem-sucedidos. Agradeço a todos que contribuíram para alcançarmos êxito”, avaliou o médico, que considera o procedimento um marco para o serviço oferecido pela instituição baiana.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade