Bahia

Bahia e Angola buscam fortalecer parcerias

Uma parceria para promover capacitação profissional, com o intercâmbio de estudantes, pesquisadores e professores de Engenharia de Pesca foi outro tema abordado na reunião.

12/08/2016 às 14h51, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O estreitamento de laços com a Bahia foi um dos assuntos discutidos durante visita do embaixador da Angola, Nelson Cosme, ao vice-governador do Estado, João Leão, nesta sexta-feira (12), no prédio da Governadoria, em Salvador. “A Bahia é a cara de Angola. Estreitar os laços com este país é muito importante para a valorização da nossa cultura, e também para a promoção de outras áreas, como o turismo. Hoje, voltamos a tratar sobre a rota que inclui o voo Luanda X Salvador X Luanda, para potencializar este tráfego de conhecimento", afirmou João Leão.

O embaixador também destacou a importância da criação dos voos entre a capital baiana e Luanda, para o aumento do fluxo de intercâmbio cultural. “Com essas linhas aéreas, poderemos promover mais conhecimento do nosso país, reforçando as proximidades que existem com o Brasil, em especial com a Bahia”.

Uma parceria para promover capacitação profissional, com o intercâmbio de estudantes, pesquisadores e professores de Engenharia de Pesca foi outro tema abordado na reunião. Angola tem interesse em trocar experiências e tecnologias com profissionais da área na Bahia. “Sabemos que a Bahia tem capacidade para formar os nossos quadros de engenheiros de pesca, já que possui uma escola especializada em pesca e aquicultura. Em breve enviaremos cerca de 30 jovens estudantes angolanos para esta experiência”, adiantou o embaixador.

Casa de Angola

As duas autoridades ressaltaram o processo de renovação do Termo de Cessão de Uso do Imóvel, para a Casa de Angola, no Pelourinho, como mais um passo que fortalece a relação do país com a Bahia. Inaugurado em 1997, o espaço tem como objetivo a consolidação dos laços culturais, possibilitando à comunidade baiana o acesso à cultura africana. A Casa promove programação especial para visitantes e dispõe de salas de reuniões, auditórios, biblioteca e museu.

Intercâmbio inter-religioso

Também presente no encontro, a secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi), Fabya Reis, ressaltou o interesse demonstrado pelo diplomata angolano em fortalecer o intercâmbio inter-religioso. “A retomada desta pauta figura como um bom avanço para todos. Iremos aprofundar a discussão deste tema, que perpassa pela luta contra a intolerância religiosa, promovendo o respeito entre as diferentes crenças e práticas", ressaltou Fabya. Segundo o embaixador, Nelson Cosme, cerca de 80% da população de Angola são católicos. “O objetivo é reforçar os laços com as igrejas católicas tão presentes na Bahia, mas também promover a troca de conhecimento sobre as religiões praticadas no Brasil”, concluiu.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade