Bahia

Ajax e Amy lideram buscas por explosivos durantes as Olimpíadas

Dupla da Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Choque auxilia policiais nas vistorias por busca de explosivos.

11/08/2016 às 17h14, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Faro apurado, jeito brincalhão e cara inocente. Quem vê as características de 'Ajax' e 'Ammy', dois pastores alemães de aproximadamente quatro anos, não imagina que eles são os grandes diferenciais da Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Choque. Quando o assunto é farejar explosivos, não tem pra ninguém. A dupla é medalha de ouro.

Ao lado de outros oito, a dupla compõe o grupo de cães especialista em encontrar materiais explosivos. Atualmente, a companhia dispõe de outros 30 animais, com atuação nas mais diversas ações policiais, como o controle de tumultos e a identificação de drogas. Dentre as raças escolhidas para ajudar a polícia nestas missões estão os pastores alemão, holandês e belga malinois, o labrador e o rottweiler.

De acordo com o comandante da companhia, capitão Paulo Vinícius Teixeira de Jesus, os cães começam a ser treinados entre os seis primeiros meses e um ano de vida. “É um treinamento intenso que obedece as características e os limites do animal. Cada policial é responsável por um deles, que passa a ser parceiro nas atividades que necessitem do auxílio dos animais”, explica.

Estão relacionadas nas atividades de Ajax e Ammy programadas para as Olimpíadas as vistorias no aeroporto, em veículos das delegações, hotéis, rotas protocolares, estádios oficiais e campos de treinamento. O jeito brincalhão da dupla esconde a importância destes animais na prevenção de desastres, como afirma o capitão Paulo Vinícius.

“Eles têm o faro muito apurado e por isso lideram operações importantes como os Jogos Olímpicos. Nas ações, geralmente dois animais são utilizados: um para a identificação do explosivo e outro para confirmação”, ressaltou.

Força Nacional

Quem também brilha quando o assunto é trabalho é a 'choqueana' chamada 'Glock'. Mas quando o assunto é farejar, ela é certeira em encontrar drogas, uma verdadeira arma contra o tráfico de entorpecentes. A pastor alemã malinois de quase seis anos já ganhou até condecoração da Força Nacional Brasileira.

Em uma operação na fronteira brasileira, junto com o parceiro que também faz parte do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar, 'Glock' conseguiu encontrar mais de uma tonelada de drogas que seria distribuída no país.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade