Feira de Santana

Estudantes que fazem CPA estão com dificuldades de obter certificado de conclusão de curso

A dificuldade ocorre devido à falta de professores de algumas disciplinas.

29/07/2016 às 16h26, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Estudantes que fazem CPA (Comissão Permanente de Avaliação) no colégio Agostinho Fróes da Mota, em Feira de Santana, estão com dificuldades para obter o certificado de conclusão de curso, devido à falta de professores de algumas disciplinas. De acordo com Manuel Aquino dos Santos, vice-diretor da unidade escolar, até 2015, o quadro de professores estava completo, porém alguns profissionais já estavam no momento de se aposentar e proferiram voltar para a sala de aula.

O diretor explicou que a CPA tem suas particularidades e o professor para ensinar na comissão precisa de alguns requisitos, como ser formado na área que vai lecionar e ser do quadro efetivo do estado. Além disso, professor da CPA não pode dar aulas particulares e nem ensinar em cursinhos.

“Está faltando na CPA os professores de física, química, filosofia e sociologia do ensino médio. Inglês e espanhol do ensino fundamental. Então são esses seis profissionais que estamos esperando chegar e estamos pensando em uma solução para essas pessoas não ficarem prejudicadas”, disse.

Manuel Aquino explicou que a CPA serve para organizar os exames supletivos que estão ligados à educação de jovens e adultos. Para participar, as pessoas devem se inscrever através do site da secretaria de educação do estado, marcar o dia para levar a documentação e marcar as provas. Segundo ele, para concluir o ensino médio, a pessoa necessita de cerca de cinco meses. Já o ensino fundamental, são três meses.

O diretor Manuel Aquino disse que está conversando com o professor Ivambergue Lima, do NRE 19, e com a coordenação de jovens e adultos da secretaria de educação do estado para tentar resolver a situação. “Já tivemos um encontro para discutir essas carências e essas disciplinas que estão sem professores, iremos oferecer no exame de dezembro. Então os alunos não serão prejudicados”, assegurou.

Manuel Aquino ainda disse que existe o curso Tempo de Aprender, que é semestral e a matrícula está sendo feita até o dia 8 de agosto. Ele informa que se alguém não quiser esperar até dezembro para fazer as provas das disciplinas que estão sem professor, pode procurar a direção da escola Agostinho Fróes da Mota para fazer a matrícula no curso Tempo de Aprender.

As informações são do repórter do Ney Silva do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade