Bahia

Bahia sedia Seminário Internacional com Consulado Americano

Durante os dois dias, educadores brasileiros e americanos discutem estratégias e diferentes abordagens em workshops, que possam ser utilizadas no sentido de atrair as estudantes para o estudo das Exatas

28/07/2016 às 15h42, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos do Rio de Janeiro, está realizando o Seminário Internacional: As Mulheres nas Exatas. O evento, que tem participação das Escolas Math For America e Alumni Innnotion Fund, reúne professores e estudantes da rede estadual, nestas quinta e sexta-feira (28), no Instituto Anísio Teixeira. O objetivo é propor intervenções pedagógicas que auxiliem estudantes do gênero feminino a se destacarem nas disciplinas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A abertura do seminário contou com a apresentação do coral do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes.

Durante os dois dias, educadores brasileiros e americanos discutem estratégias e diferentes abordagens em workshops, que possam ser utilizadas no sentido de atrair as estudantes para o estudo das Exatas. “Estamos discutindo a área de Exatas com vários segmentos de profissionais da educação para que a gente empodere e desenvolva uma pesquisa com as mulheres nas Exatas, nas unidades escolares da rede estadual, pois devemos nos perceber como mulheres inteligentes e capazes de atuarem em qualquer área, inclusive nas Exatas”, explica Valuza Saraiva, assessora pedagógica da Secretaria da Educação.

A líder de classe Ana Beatriz Mota, 15 anos, do 9º ano, do Colégio Estadual Bolivar Santana, acha essencial participar dessa discussão. “Nós mulheres estamos ativas e não há machismo que nos torne inferiores. É necessário que se destaque o trabalho feminino na educação porque somos guerreiras, exatas e poderosas e podemos tudo, basta querer”, destaca a estudante.

O diretor assistente da Talent Unlimited High School de Nova York, Pierre Orbe, também falou sobre essa troca de conhecimentos com educadores brasileiros. “Percebemos que muitas estudantes do sexo feminino nas nossas comunidades, assim como no Brasil, estão pensando que não terão sucesso nas matérias exatas de STEM. Por isso, estamos aqui pensando juntos como podemos usar as pesquisas existentes para construir rotinas e estratégias para melhorar o rendimento dos nossos estudantes”, ressalta o educador.

O diretor do IAT, Severiano Alves, acredita que “não há impedimento de mulher e homem a avançarem ou se requalificarem nessas áreas do conhecimento ou saber, pois, as oportunidades estão abertas”.

Também participaram da abertura oficial do evento a secretária de Política para as Mulheres, Olívia Santana, o diretor do Núcleo Regional de Educação de Salvador, Luiz Henrique Peixoto e a coordenadora pedagógica do NRE de Salvador, Maria Fátima Costa.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade