Tempo

Fim de semana tem previsão de tempo seco no interior

Além de pouca nebulosidade na maior parte do período, outro reflexo da permanência dessa massa de ar são os baixos índices de umidade do ar, que atinge valores de até 30% durante a tarde.

22/07/2016 às 09h18, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As condições de tempo na Bahia continuam sem grandes mudanças nos próximos dias, incluindo sábado (23) e domingo (24), sobretudo nas regiões oeste, São Francisco e norte, onde o céu se mantém ensolarado devido à persistência da massa de ar seco.Além de pouca nebulosidade na maior parte do período, outro reflexo da permanência dessa massa de ar são os baixos índices de umidade do ar, que atinge valores de até 30% durante a tarde. 

Essa massa de ar também está influenciando nas temperaturas, que podem atingir máximas de até 36°C. No decorrer da noite e nas primeiras horas da manhã, a ausência de nuvens contribui para que as temperaturas diminuam, chegando a mínimas de até 16°C. 

Para a Chapada Diamantina e sudoeste, onde essa massa de ar atua com pouca intensidade, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico são os responsáveis por deixar o céu parcialmente nublado, porém com poucas chances de ocorrer chuvas. As temperaturas ainda se mantêm típicas de inverno, com mínimas chegando aos 13°C.

Nebulosidade e chuva

Já na faixa leste, a umidade vinda do Oceano deve favorecer o aumento da nebulosidade, deixando o céu nublado a parcialmente nublado, com previsão de chuvas em parte do período. No entanto, tais chuvas devem ser de fraca intensidade e concentradas nas localidades mais próximas ao litoral. As temperaturas nessas regiões variam entre mínimas de 17°C (no Recôncavo e sul) e máximas de 32°C (no nordeste).

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para a capital baiana e região metropolitana, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia. As temperaturas na capital baiana permanecem estáveis, oscilando entre mínimas de 21°C e máximas de 29°C.

Maré e radiação

Para o período entre sexta-feira (22) e domingo (24), a maré deve atingir a altura máxima no entre 5h e 8h e entre 17h e 20h, com valores variando de 1,8 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 11h e 14h e entre 23h e 2h, com valores variando de 0,1 a 0,5 metro. As ondas devem ter agitação moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2 metros.

O inverno tem como uma das características a diminuição na intensidade da radiação solar sobre o Hemisfério Sul e, consequentemente, a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV's). Entre sexta (8) e domingo (10), eles devem variar de 7 a 9. Estes índices estão classificados pela OMS nas categorias ‘Alta’ e ‘Muito Alta’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade