Feira de Santana

Companha de doação de sangue e cadastro de medula óssea é realizada na secretaria de saúde

A ação foi realizada na secretaria municipal de Saúde e contou com a parceria da Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação Hemoba, com o apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

21/07/2016 às 15h51, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Durante toda esta quinta-feira (21) foi realizada uma campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Seção de Capacitação Permanente, com o objetivo de mobilizar todos os funcionários da pasta e a população para a doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea. A ação foi realizada na secretaria municipal de Saúde e contou com a parceria da Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação Hemoba, com o apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

A assistente social Marcia Almeida, do Hemoba, disse que a entidade foi convidada pela secretaria municipal de Saúde para fazer esse trabalho de abordagem e sensibilização interna com funcionários da secretaria e também com a população de um modo geral.

“A gente tem feito muito essas parcerias de realizar campanhas para doação de sangue e destacar a importância do cadastro para medula óssea, que é realizado aqui em Feira de Santana pelo Hemoba. A gente sabe que as chances são de uma em 100 mil de encontrar alguém compatível que precise do transplante de medula óssea, então quanto mais pessoas se cadastrarem mais aumenta as chances de quem está aguardado encontrar um doador compatível”, afirmou.

De acordo com a assistente social, sempre tem pessoas sendo diagnosticadas e que precisam do transplante de medula óssea. Ela explicou como é feito o cadastro. “A gente preenche um termo com informações pessoais do doador e é coletado uma amostra de 5 ml de sangue, que é encaminhado para Salvador, onde é feito um estudo de compatibilidade. Depois que sai esse resultado é armazenado num sistema chamado Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Lá ficam as informações do termo e o resultado da compatibilidade de cada doador. O cadastro é realizado uma única vez e o doador só vai ser chamado caso seja compatível com alguém que precise”, esclareceu.

A coordenadora da sessão de capacitação permanente da secretaria municipal de Saúde, Ariela Covas, afirmou que esta foi uma oportunidade para quem doar e muitas vezes não tem como sair do ambiente de trabalho. “O objetivo foi trazer essa oportunidade. A gente facilitou, trazendo a campanha para o auditório da secretária, mas é importante lembrar que a campanha foi aberta para toda a população”, afirmou.

Para ser um doador de sangue é necessário pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Já no caso de doação de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos, além de um bom estado de saúde. Alimentação gordurosa deve ser evitada no dia, os contribuintes não podem está em jejum. Pessoas diagnosticadas com hepatite após os 11 anos de idade, que possuem doenças transmissíveis pelo sangue, ou fazem uso de drogas ilícitas, não podem doar.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade