Bahia

Campanha educativa do Detran é bem recebida no São João de Irecê

"A bebida confunde. Se beber, não dirija", que integra as ações educativas e de fiscalização do órgão durante o São João.

23/06/2016 às 12h06, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os engenheiros Edgard Silva, Luciano Serra e Gabriel Santos saíram de carro de Barreiras, no oeste do estado, na quarta -feira (22), e percorreram quase 500 quilômetros para curtir o Arraiá das Caraíbas, em Irecê, centro norte baiano. Logo na entrada, o grupo foi abordado pela equipe do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia ( Detran-BA), que distribuía material da campanha " A bebida confunde. Se beber, não dirija", que integra as ações educativas e de fiscalização do órgão durante o São João.

A mensagem da campanha foi confirmada pelo engenheiro Luciano. " Meus amigos dizem que eu costumo trocar o nome de pessoas e lugares quando estou bebendo. Nas primeiras cervejas aqui, simplesmente confundi Irecê com Itapetinga. Já errei o caminho de casa diversas vezes. Eu sou um exemplo de que temos que tomar cuidado, porque se uma dessas confusões for no trânsito, pode ter como consequência um acidente e ocasionar uma morte", contou.

Irecê é um dos destinos mais procurados no São João, com grandes atrações e público estimado em 100 mil pessoas por dia. Por isso, a cidade foi uma das dez escolhidas pelo Detran para a operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as polícias Civil e Militar e órgãos de trânsito municipais, para reduzir o número de acidentes nas estradas . "O grande movimento de pessoas aumenta também a circulação de veículos na cidade, o que pede mais atenção dos condutores e pedestres. Aqui na região de Irecê, estamos orientando os forrozeiros e vamos também fazer blitzes de alcoolemia ", disse um dos coordenadores da operação, tenente-coronel Josafá Soares.

A bióloga Manuela Assis, de Valença, no baixo sul, participa pela segunda vez dos festejos juninos em Irecê. Ela elogiou a organização do evento e a participação do Detran ." Na minha opinião, é o melhor São João do mundo. Cidade organizada, pessoas receptivas e boas atrações. Não pretendo perder nunca mais. A campanha do Detran retrata a realidade. Por mais que as pessoas não admitam, o efeito do álcool confude. No meu caso, sinto a visão cansada, distorcida, não tenho a mesma percepção em relação às situações no trânsito. Sei que tudo isso é resultado da combinação do álcool com a direção", admitiu.

O assistente administrativo Brunno Oliveira veio de Itapetinga, sudoeste do estado, para curtir o cantor Wesley Safadão, atração da noite de quarta-feira no Arraiá das Caraíbas. "Como volto para minha cidade assim que acabar o show de Safadão, não vou beber. Não posso dar chance à imprudência porque vou estar cansado, com sono, e se eu beber vou potencializar tudo isso. Melhor ficar na água de coco e no refrigerante, que é mais seguro para não confundir o caminho de casa com o do hospital".

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade