Senado Federa

Bancada feminina do Congresso fará nota de repúdio ao estupro coletivo de jovem

A nota será lida nos Plenários do Senado e da Câmara dos Deputados na terça-feira (31).

27/05/2016 às 15h22, Por Brenda Filho

Ao abrir a sessão do Plenário desta sexta-feira (27), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) informou que a bancada feminina no Congresso está preparando uma nota de repúdio ao estupro coletivo de uma jovem ocorrido no último sábado (21), no Rio de Janeiro. Segundo a Agência Senado, a nota será lida nos Plenários do Senado e da Câmara dos Deputados na terça-feira (31). Gleisi disse ainda que um grupo de parlamentares fará, na próxima semana, uma visita à vítima e aos familiares, além de cobrar das autoridades de segurança do estado investigação e punição dos responsáveis. A senadora afirmou que a cultura machista e da violência que ainda permeia as relações da sociedade precisa ser enfrentada com uma discussão aprofundada. "Isso tem muito a ver com a visão de que mulher é extensão da propriedade privada do homem ou do marido. Vamos precisar do auxilio dos homens para combatermos situações como essas. Se não tivermos reação firme, vão continuar acontecendo, inclusive com estímulo e divulgação" lamentou. Segundo a senadora, o Brasil Já avançou muito e conseguiu tirar do ordenamento jurídico legislação que subjugava as mulheres, mas a cultura do estupro ainda permeia a sociedade. "Isso é muito grave, não dá para o Senado fechar os olhos" afirmou. Gleisi também lembrou outro caso de estupro coletivo ocorrido em Bom Jesus, no Piauí, na sexta-feira (20), e o ocorrido há exatamente um ano, em Castelo, também no Piauí. O senador José Medeiros (PSD-MT) também considerou um absurdo que esse tipo de ato ainda aconteça. Ele disse que é preciso condenar com veemência a ação, sobretudo diante da divulgação do estupro nas redes sociais. "Isso é o cúmulo da falência do entendimento da convivência social".