Bahia

Bahia registra seis captações de órgãos e realiza ação de incentivo

O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, destaca a importância do gesto de solidariedade das famílias dos doadores que, autorizando a doação dos órgãos, salvaram diversas vidas.

21/05/2016 às 09h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Bahia registrou, nas últimas 36 horas, um total de seis doações de órgãos, sendo três de múltiplos órgãos (fígado, rins, córneas e valvas cardíacas) e três de córneas. Das doações de múltiplos órgãos, duas captações ocorreram no Hospital Geral de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e a terceira no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Já as córneas foram captadas no HGE, no Hospital de Base de Itabuna, no sul do estado, e na UPA do Marback, em Salvador.

O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, destaca a importância do gesto de solidariedade das famílias dos doadores que, autorizando a doação dos órgãos, salvaram diversas vidas. Em Vitória da Conquista, os doadores foram A.I. J., 54 anos, vítima de queda, que teve traumatismo crânio encefálico (TCE), e O.J.S., 20 anos, que também teve TCE, em decorrência de queda de motocicleta. No HGE, a doação foi autorizada pela família de D.S.P., 31 anos, vítima de acidente de carro, que também teve traumatismo crânio encefálico.

Incentivo às doações

Visando sensibilizar a sociedade para a importância da doação de órgãos, ficará instalado no Salvador Norte Shopping, de 23 a 31 de maio, um termômetro de transplantes para as pessoas manifestarem interesse em se tornar doador. O painel eletrônico, iniciativa da Faculdade Maurício de Nassau/Unidade Lauro de Freitas, com apoio da Central de Transplantes, estará disponível das 9h às 22h, no 1º piso.

Para despertar o interesse em ser doador, basta apertar no coração que fica na estrutura do equipamento. No totem também serão exibidos vídeos contando histórias de atletas transplantados, com o intuito de incentivar a doação de órgãos. Durante a ação, a população receberá material ilustrativo com orientação para estimular as pessoas a serem futuros doadores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade