Feira de Santana

Salvador será sede do 2º Congresso Internacional de Desastres em Massa

Jeidsos Marques contou que desde 2014 o Cidem tem uma repercussão internacional forte, o que levou a realização de uma palestra em um evento da Interpol sobre desastres.

19/05/2016 às 12h04, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Autoridades da segurança pública do Brasil e de vários países se preparam para participar do 2º Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem) ,que será realizado de 10 a 12 de junho em Salvador. O evento que foi idealizado em Feira de Santana, teve sua primeira edição oficial no ano passado no aeroporto João Durval Carneiro. O organizador do congresso o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Jeidson Marques explicou que este ano o local escolhido é a Arena Fonte Nova.

De acordo com ele, o evento vai colaborar para a preparação da Olimpíadas no Brasil e o cenário do estádio será utilizado para a simulação de um atentado a bomba, simulação de resgate, recuperação de corpos, evidências de perícias, todas as situações que envolvem a situação de um acidente.

“Teremos dois dias no Hotel Fiesta Bahia para troca de experiências e palestras. O Comitê Olímpico já confirmou presença e a Polícia Federal. Várias palestras vão acontecer no sentido da preparação do Brasil para as Olimpíadas e no terceiro dia nós teremos o simulado na Arena Fonte Nova de manhã. É um congresso na área de desastre que une teoria e prática. É um treinamento ligado a uma atividade científica na América Latina e no Brasil e será o maior simulado para um possível desastre.

Jeidsos Marques contou que desde 2014 o Cidem tem uma repercussão internacional forte, o que levou a realização de uma palestra em um evento da Interpol sobre desastres. Esta semana, ele viaja para participar do 2º encontro da Interpol e vai levar a experiência do 1º Cidem, com sugestões, trocas de experiências e também a divulgação do 2º Cidem. O encontro vai reunir 190 países que compõem o comitê da Interpol.

“Acreditamos que com isso o Cidem será um marco histórico. Tem uma dimensão grande. Vai reunir todas as forças e chamar a atenção do mundo como o grande preparatório do Brasil para as olimpíadas”, destacou.

O professor disse ainda que é muito grande a expectativa para o congresso e que ela é proporcional a dimensão do evento.

“Estamos batalhando junto ao Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador e eles são parceiros fundamentais para este projeto acontecer. Assim como a Uefs, e outras instituições, como a Unef e a Fan, que são parceiras desde que começamos esse projeto. Vamos envolver o grupo base de Feira de Santana e forças como o Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros, Polícia de Choque e o Setor Especial da Polícia Civil. Vamos reunir todas as forças”, finalizou.

Com informaçãos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade