Feira de Santana

Insatisfeitos com obras do BRT, comerciantes interditam Avenida João Durval

Os comerciantes protestaram e afirmaram que a prefeitura não conversou com eles sobre o início das obras, como ocorreu antes da construção do primeiro túnel na Maria Quitéria.

17/05/2016 às 11h54, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Comerciantes do entorno da Avenida João Durval realizaram um protesto contra o início das obras da segunda trincheira do BRT, realizada no local, que foram iniciadas na manhã de segunda-feira (16). Eles interditaram a via, sentido bairro Tomba com queima de pneus.

Os comerciantes protestaram e afirmaram que a prefeitura não conversou com eles sobre o início das obras, como ocorreu antes da construção do primeiro túnel na Maria Quitéria. Além de interditar a via, eles taparam a mureta de guia para a máquina fazer escavação para a trincheira.

“Queremos que a prefeitura faça um estudo de impacto de vizinhança, pois essa obra vai afetar muitas pessoas. Cerca de 200 comerciantes devem ser atingidos diretamente. A gente precisa do projeto em mãos para depois liberar a obra. Eles informaram que a obra seria iniciada quando terminasse a da Maria Quitéria, mas não é o que está acontecendo”, disse o comerciante Alberto Costa.

Outro comerciante, que não quis se identificar, também reclamou da falta de diálogo com a prefeitura. “A prefeitura não mostrou estudo de impacto de vizinhança, não mostrou nada para a gente entender como vai ser essa obra. Foi divulgado o fechamento um dia antes através de redes sociais e televisão”.

Homem jogando terra no burraco da trincheiro, que foi aberto ontem

O superintendente municipal de trânsito, Francisco Junior, esteve no local e acionou uma viatura do Corpo de Bombeiros para apagar o fogo que os manifestantes colocaram nos pneus. Segundo ele, o local da manifestação vai ser liberado para que o impacto possa ser o menor possível para a comunidade. Ele ainda comentou sobre os impactos da obra no trânsito.

“Deixamos livre uma via para que os veículos tivessem essa opção. Além disso, fizemos aberturas em outras vias como Adenil Falcão, João Durval e Presidente Dutra, para que as pessoas tenham outros caminhos. Criamos em torno de cinco vias de escape, inclusive com asfaltamento. Inicialmente não há cronograma para o fechamento da Presidente Dutra. Com a redução da pista há certa dificuldade no trânsito, mas acreditamos que com a circulação mínima o impacto é menor”, ressaltou.

Opiniões de motoristas

Com as intervenções no trânsito no cruzamento das avenidas João Durval e Presidente Dutra, para o início das obras do BRT, neste primeiro momento, o trânsito não será totalmente interrompido. Uma faixa nos dois sentidos da João Durval ficará livre e o trânsito na Presidente Dutra segue normal, sem interrupções.

Apesar do transito não ser totalmente interrompido, alguns motoristas reclamam das intervenções. “Acho que essa intervenção deveria ocorrer no período da noite, quanto não tivesse um fluxo grande de veículos. Nos horários de pico eu acho que complica. Estou preocupada com essa situação”, afirmou Helena Alcântara.

Enquanto isso, outros motoristas consideram que apesar dos transtornos, as obras trarão benefícios no futuro. “Eu não tenho nada contra, se é para melhorar, tudo bem. Moro no Tanque da Nação, mas sempre passo por aqui. Vai atrapalhar o trânsito, mas acho que é para evolução da cidade”, considera Antonio Roberto do Amor Divino.

Sergio Torres também acredita nos benefícios da obra. “No início vai ter esse transtorno, mas depois vai ficar bom. A gente tem que compreender que a cidade precisa disso”, opinou.

Samantha afirma que o trânsito no local é sempre muito complexo e que espera melhorias após a obra. “Causa um transtorno, mas creio que seja temporário e se for para melhorar, tudo bem”, afirmou.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade