Bahia

Inscrições abertas para os projetos Jovem Senador e Parlamento Jovem Brasileiro

Para o Jovem Senador, somente estudantes de escolas estaduais podem participar, por meio do 9º Concurso de Redação do Senado Federal, até o dia 19 de agosto.

05/05/2016 às 15h38, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Agência Brasil – Estudantes de toda a Bahia já podem se inscrever nos projetos ‘Jovem Senador’ e ‘Parlamento Jovem Brasileiro’ que possibilitam aos jovens estudantes a vivência do poder legislativo do Brasil. As inscrições para o Parlamento Jovem podem ser feitas por estudantes de escolas públicas e particulares, do 2º e 3º ano do ensino médio, até o dia 10 de junho. Para o Jovem Senador, somente estudantes de escolas estaduais podem participar, por meio do 9º Concurso de Redação do Senado Federal, até o dia 19 de agosto.

A Secretaria da Educação do Estado coordena os dois projetos na Bahia, ficando responsável por formar uma comissão que escolherá os pré-selecionados. “Do projeto ‘Jovem Senador’, a comissão escolherá três redações que disputarão uma vaga em todo o Estado, e do ‘Jovem Parlamentar’ 24 estudantes serão pré-selecionados para a escolha final de seis representantes”, explica Helaine Souza, coordenadora de Articulação da Secretaria da Educação do Estado.

Para Helaine, estes projetos se somam às ações já desenvolvidas pela Secretaria da Educação que colocam os jovens estudantes como protagonistas do processo democrático e participativo de gestão, como a eleição de líder de classe e a representação no Colegiado Escolar. “Estes projetos de empoderamento juvenil passam pelo letramento político, de entender a política para além da partidária, uma política de construção coletiva, onde esses jovens possam esboçar e desenvolver suas próprias propostas”, acrescenta.

A estudante do Colégio Estadual Professora Faraildes Santos, Tamires Santos Barreto, 17 anos, foi uma das representantes da Bahia como Jovem Parlamentar 2015, ela disse que teve receio em participar a princípio, mas hoje recomenda para todos os estudantes vivenciarem essa experiência. “Eu não tinha interesse por política, me inscrevi mais por incentivo de um colega, hoje percebo o quanto foi importante ter participado”, diz a estudante que decidiu cursar Direito após a experiência. “Vi que não é fácil criar projeto de lei, por isso decidi cursa Direito para conhecer as leis a fundo”.

Parlamento Jovem Brasileiro – Podem se inscrever estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares e que tenham entre 16 anos e 22 anos. Para participar o estudante deve elaborar um projeto de lei de sua autoria e encaminhá-lo à Secretaria de Educação do seu Estado até 10 de junho de 2016.

Jovem Senador – Para participar, estudantes de escolas estaduais do Ensino Médio, com até 19 anos, devem elaborar um redação com o tema: “Esporte: educação e inclusão” para a 9º edição do Concurso de Redação do Senado Federal. As escolas devem enviar a redação que vai representar a unidade para a Secretaria da Educação do Estado, até o dia 19 de agosto. Na Secretaria, uma comissão vai pré-selecionar três redações.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade