Feira de Santana

Samu faz simulado de atendimento a múltiplas vítimas

Maísa Macedo, coordenadora do órgão, afirmou que essa simulação é um treinamento com o objetivo de qualificar a assistência da equipe do Samu.

27/04/2016 às 10h26, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Muitas pessoas que passaram pela Avenida Presidente Dutra na tarde de ontem (27) se assustaram com cenas que pareciam uma tragédia. Mas tudo não passou de uma simulação de acidente, organizada pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Maísa Macedo, coordenadora do órgão, afirmou que essa simulação é um treinamento com o objetivo de qualificar a assistência da equipe do Samu.

“É um entendimento de que um acidente com essa magnitude, com essa quantidade de vítimas, não é necessária apenas a equipe do Samu, mas toda uma estrutura que envolva as instituições como Corpo de Bombeiros, Coelba, Defesa Civil, Viabahia, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Polícia Militar. É um evento onde as instituições precisam ter a compreensão que devemos trabalhar em conjunto para dá uma melhor resposta para a população de Feira de Santana”, destacou.

De acordo com ela, uma festa como a Micareta envolve um número grande de pessoas e existe a possibilidade de ter um acidente envolvendo muitas pessoas ou até mesmo um desastre. Ela destacou que não quer que acidentes ocorram, mas que caso aconteça, as equipes têm que estar treinadas e preparadas para salvar o maior número de vítimas.

“Pra fazer um evento desses, tivemos o envolvimento de mais de 100 pessoas. É importante que a população participe, pois em um evento desse a gente também orienta a população como se comportar em um momento desse e principalmente, como fazer para o acidente não acontecer. Devemos trabalhar na perspectiva da promoção da saúde e prevenção dos acidentes”, disse.

Maísa ainda explicou o significado das cores das lonas usadas durante a simulação. De acordo com ela, as lonas são de cores diferentes e o significado perpassa pela gravidade das vítimas.

“Em um momento desse existe a triagem, onde classificamos a vítima pelo quadro clínico dela. As vítimas mais graves são consideradas vermelhas, que precisam de atendimento prioritário. As vítimas amarelas são de gravidade moderada, as vítimas verdes de baixa gravidade e as vítimas pretas são os óbitos.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade