Feira de Santana

Idosos relatam dificuldades para vacinação contra H1N1 em Feira de Santana

Na unidade de saúde do Centro Assistencial Santo Antônio (Cassa), bairro Capuchinhos, em Feira de Santana, a aposentada Selma Teles de 72 anos chegou cedo e disse que até foi xingada para conseguir uma ficha.

26/04/2016 às 19h17, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Com a demanda cada vez crescente de pessoas para receber a dose da vacina contra o vírus H1N1 da gripe, os idosos são os que mais sofrem nas unidades básicas de saúde. Em quase todos os lugares onde a vacina está sendo aplicada eles estão tendo muitas dificuldades. As doses que chegam são poucas e muitos idosos chegam de madrugada nas unidades de saúde para tentar garantir uma ficha para a vacinação.

Na unidade de saúde do Centro Assistencial Santo Antônio (Cassa), bairro Capuchinhos, em Feira de Santana, a aposentada Selma Teles de 72 anos chegou cedo e disse que até foi xingada para conseguir uma ficha.

“Cheguei 6h30, já passam das 9h e ainda não consegui receber a vacina. Para eu pegar esta senha foi uma confusão, até me xingaram. Não estamos tendo preferência e é um empurra-empurra total. Eu já estou pra desistir”, desabafou.

O aposentado Antônio Fernandes de 81 anos também estava muito insatisfeito com o atendimento durante a vacinação. Ele chegou às 4h50 e por volta das 9h também aguardava receber a vacina.

“Peguei a ficha 24. E é uma confusão, tem gente que até invade a fila e passa na nossa frente”, afirmou.

Apesar de toda agonia da vacinação, a dona de casa Rosalina da Silva esperava de forma paciente o momento de ser imunizada. Ela chegou por volta das 6h, pegou a ficha 33 e até às 9h também não tinha sido atendida.

“Tem mais de duzentas pessoas aqui. Vim ontem e nem consegui entrar. Hoje eu voltei novamente”, contou.

A enfermeira Zoete Karla Ferreira Bastos, coordenadora da unidade básica de saúde do Cassa disse que não está sendo fácil organizar o atendimento pela grande quantidade de pessoas.

“A procura está sendo muito grande e aos poucos estamos tentando organizar. De acordo com as doses que estamos recebendo o pessoal vai receber a vacina. Depois das mortes que ocorreram em outros estados o pessoal está preocupado e apreensivo e devido a isso também a procura está sendo muito grande. A secretaria vai enviando as vacinas e conforme ela vai enviando a gente vai liberando. Hoje temos 90 doses, mas vão chegar mais pela manhã e pela tarde”, completou.

A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde Kátia Ferraz disse que vêm ocorrendo muitos tumultos nas unidades de saúde e pede calma a população.

“Nós teremos vacinas até o dia 20 e se houver a necessidade será prorrogada, A gente pede calma e não adianta ir todo mundo de vez no posto. Estamos recebendo a vacina do Ministério da Saúde fracionada. Toda semana recebemos um quantitativo reduzido. Tenham calma que toda a prioridade que foi preconizada será vacinada”, ressaltou.

Kátia Ferraz observou também que toda a vacina começa a fazer efeito depois de 15 dias da data de aplicação. Muitas pessoas estão procurando a vacina tendo como justificativa o período da Micareta. De acordo com ela, mesmo com a proximidade do período festivo, o corpo precisa de 15 dias para ser imunizado.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade