Bahia

Baianos devotos de São Jorge celebram dia do 'santo guerreiro'

No candomblé, reverências são para Oxóssi, o caçador e rei das matas.Noite deste sábado (23) será marcada por missa festiva na Cidade Baixa.

23/04/2016 às 18h07, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Neste sábado (23), Dia de São Jorge, baianos devotos do "santo guerreiro" lotam a igreja dedicado ao santo no bairro do Jardim Cruzeiro, na Cidade Baixa, em Salvador. As celebrações começaram cedo e vão se estender até a noite, com uma missa festiva marcada para 19h, presidida pelo bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

No final da manhã, os fiéis realizaram uma caminhada pelas ruas do bairro, ritual que também se repete durante a tarde deste sábado para homenagear o santo. São Jorge é considerado padroeiro dos soldados, policiais, bombeiros, cavaleiros, seguranças e serralheiros.

A devoção ao santo não atrai somente os católicos, mas também seguidores do candomblé, onde São Jorge é representado por Oxóssi, o caçador e rei das matas.

Santo

Nascido por volta do século III, na Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, e filho de pais cristãos, Jorge aprendeu ainda na infância a ser obediente a Deus e a crer em Jesus Cristo como o seu único Salvador. Após a morte do pai, mudou-se para a Palestina com sua mãe, onde foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e, aos 23 anos, já exercia altas funções na corte imperial.

Na época, o imperador Diocleciano planejava mandar matar todos os cristãos e, no dia em que o senado confirmaria o decreto imperial, Jorge declarou-se espantado com a decisão e passou a afirmar que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses, e defendeu somente a fé em Jesus Cristo. Ao ouvi-lo, o imperador mandou torturá-lo até que ele negasse a fé em Jesus, entretanto Jorge continuou firme como servo de Deus e não fez o que o imperador queria. Insatisfeito com a postura de Jorge, Diocleciano mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303.

Fonte: G1
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade