Feira de Santana

Diretores do HGCA e HDPA explicam dificuldades de leitos e procedimentos para regulação hospitalar

A diretora do HDPA disse também que a relação da unidade hospitalar com o HGCA é o muito positiva.

22/04/2016 às 16h10, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A falta de leitos nos hospitais, associada ao procedimento da regulação hospitalar, tem refletido bastante no atraso de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no município de Feira de Santana. Chegam ao Acorda Cidade diariamente diversos casos de pacientes que estão internados em unidades hospitalares há vários dias e no decorrer de toda a espera tem inclusive o estado de saúde agravado.

Nesta semana, recebemos informações de mais uma paciente que vive esse drama da falta de vagas e também a demora no processo de regulação. Internada desde o dia 10 de março no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Ermisia Rosa dos Santos, 60 anos, do município de Seabra aguarda a regulação para a realização de uma cirurgia no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA).

Renata Santos, filha da paciente informou que sua mãe tem um cisto na vesícula, já realizou todos os exames e está dependendo somente de uma transferência para o Hospital Dom Pedro para fazer a cirurgia. De acordo com Renata, a paciente encontra-se em um quadro estável de saúde e está a espera do encaminhamento do relatório médico que autoriza a regulação.

“Ela já fez todos os exames e está dependendo da transferência pra o Hospital Dom Pedro de Alcântara. O hospital diz que precisa do relatório médico e ai não temos informações precisas sobre isto. Ela tem um cisto na vesícula e precisa fazer a cirurgia. Ela está estável, porém sente dores no abdômen”, disse.
José Carlos Pitangueira, diretor geral do HGCA disse que a questão da regulação da paciente depende do HDPA. Segundo ele, o HGCA tem feito a sua parte no atendimento a paciente, mas é o HDPA que está responsável pela regulação.

“A regulação é assunto do HDPA. É pedida a vaga e é necessário consultar o HDPA para saber o que e que vai ser feito. O Hospital Dom Pedro de Alcântara que está a frente do processo de regulação”, afirmou.

A diretora administrativa do HDPA Sandra Preggy, disse que ficou sabendo da necessidade de regulação da paciente na última quarta-feira (20). Ela relatou que o relatório da paciente será analisado pela equipe médica e se for uma paciente com indicação , diagnóstico para ser tratada no hospital ela passará pelos trâmites legais da regulação.

"Ela vai passar pelo processo de regulação obedecendo inclusive os leitos. Eu só posso mandar trazer essa paciente se eu tiver um leito disponível. É uma paciente que teoricamente precisa de cirurgia eletiva. Quero dizer que o relatório será analisado dentro do que a gente pode ofertar a paciente”, completou.

A diretora do HDPA disse também que a relação da unidade hospitalar com o HGCA é o muito positiva.
“O relacionamento HDPA e HGCA é o melhor possível. Nós somos parceiros, a nossa política é politica de saúde, é a politica do paciente”, finalizou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade