Feira de Santana

Perseguição de fiscais da SMTT a ligeirinhos assusta população

O corretor de imóveis chamou atenção das autoridades, para que possam coibir esse tipo de situação.

18/04/2016 às 16h36, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Uma perseguição de agentes fiscalizadores da prefeitura contra veículos que fazem transporte clandestino, os chamados ‘ligeirinhos’, foi presenciada pelo corretor de imóveis Everaldo Santos, que fez um relato ao Acorda Cidade. Segundo ele, a situação ocorreu em pleno centro da cidade, por volta das 9h da última quinta-feira (14), colocando várias pessoas que transitavam pelo local em risco.

“Por volta das 9h30 para as 10h eu estava em pé no cruzamento da Rua Intendente Rui, quando me assustei com o barulho de pneu ‘cantando’. Quando eu olhei para a Rua Barão do Cotegipe, vinham três veículos em alta velocidade. Um veículo Siena prata, que fazia ligeirinho, e dois veículos da prefeitura. O ligeirinho vinha sendo perseguido pelos dois veículos da prefeitura. Quando chegou nas proximidades do G. Barbosa, os três carros bateram entre si, em tempo de atropelar um pedestre. Depois seguiram direto para a Getúlio Vargas e pegou a contra-mão. Os três veículos seguiram em alta velocidade e voltaram a entrar na Rua Castro Alves no sentido normal”, relatou.

O corretor de imóveis chamou atenção das autoridades, para que possam coibir esse tipo de situação. “A qualquer momento vamos ter um acidente grave. Todos nós sabemos, inclusive a prefeitura, onde são os pontos onde os clandestinos ficam, então ao invés de ocorrer perseguições pelo centro, eles tem que fazer ações nesses pontos”, sugeriu.

Leia também: Condutor de 'cinquentinha' é atropelado por veículo da SMTT, dizem testemunhas

Na manhã desta segunda-feira (18) o Acorda Cidade recebeu, através de email, outro relato sobre a atuação da fiscalização contra os ‘ligeirinhos’ em Feira de Santana. O motorista Adson Ribeiro contou que estava com a esposa recém-parida, o filho recém-nascido e a sogra na praça do Nordestino, sentido Anel de Contorno, quando um ligeirinho, que estava sendo perseguido, invadiu a contramão onde ele estava parado no semáforo. “Por pouco não me atingiu. Pra minha surpresa logo atrás do veículo tinha um carro da fiscalização. Isso é um absurdo”, disse indignado.

Além de Adson e Everaldo, outros leitores do portal Acorda Cidade entraram em contato com a redação informando sobre situações de risco que presenciaram durante estas perseguições. 

Em resposta, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, disse que a situação deve ser analisada com critério. Ele afirmou que duas situações podem ocorrer na fiscalização contra os ‘ligeirinhos’.

“Já disse em algumas oportunidades que temos duas situações, uma é a fuga, quando a viatura chega em velocidade compatível com o trânsito e logo em seguida, quando o ligeirinho avista a viatura ele sai em disparada e as pessoas associam a fiscalização. Mas nesse caso é fuga e a responsabilidade é daquele que está causando o problema. A outra situação seria a perseguição, que é quando um veículo está em fuga e o outro sai em disparada irresponsavelmente para sanar aquela situação. A nossa orientação é evitar esse tipo de ação, pois traz prejuízos para a sociedade e é possível que pessoas inocentes venham a sofrer danos. Nós da prefeitura não queremos isso”, afirmou.

O secretário acrescentou que para punir os ligeirinhos é preciso que ocorra o flagrante, que as vezes ocorre com a ajuda de câmeras e que quando isso não acontece, a orientação é que a pessoas anotem as placas dos carros que estão em fuga. Pedro Boaventura ainda denunciou ações dos clandestinos para tentar barrar a fiscalização.

“Há outra tática que eles estão utilizando, que é de interceptar a viatura da fiscalização. Ao perceber que um veículo está em frente e vai ser abordado, os outros que são guiados, tomam a frente da fiscalização e também o fundo. A viatura fica presa. É preciso que a população esteja atenta. Já abordamos esse tema em reunião e estamos tomando as providências legais para que isso não aconteça. Neste final de semana, por exemplo, nós vimos um veículo suspeito desse tipo de ação”, disse.

Vans rodando clandestinamente

O secretário de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, ainda falou sobre a situação de alguns motoristas do transporte alternativo, que estão impedidos de rodar por não estarem contemplados no edital do transporte público. Segundo ele, alguns motoristas estão trabalhando clandestinamente.

“Temos notícias de alguns que voltaram a rodar e nossa fiscalização está intensa. Eles não podem rodar, tem que tirar a logomarca da prefeitura e da SMTT, pois estão usando indevidamente e já foram notificados. A secretaria continuará com a janela de negociação, portanto não vamos colocar os carros diante dos bois”, afirmou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade