#ZikaZero

Forças armadas, agentes de saúde e população se unem no combate ao Aedes aegypti em Feira de Santana

Em Feira foram realizadas panfletagens e faxinaços nos bairros com maiores índices de infestação predial.

13/02/2016 às 15h54, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Feira de Santana foi uma das 353 cidades escolhidas para sediar a campanha de mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti, neste sábado (13), com a presença de ministros em todo o Brasil. Os ministros foram acionados pela presidenta Dilma Rousseff para acompanhar pessoalmente as ações em cada cidade. Em Feira foram realizadas panfletagens e faxinaços nos bairros com maiores índices de infestação predial.

Presidentes de estatais e secretários de ministérios também estiveram presentes nos municípios neste Dia D. A divisão das localidades a serem visitadas por cada auxiliar da presidente foi feita, segundo a Agência Brasil, pelo Palácio do Planalto após convocação, na semana passada, do ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, para que os colegas participem das vistorias.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o ministro da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, escolhido para acompanhar a ação em Feira de Santana, informou que a cidade foi escolhida por estar entre os maiores municípios do país.

“Feira de Santana também é a segunda maior cidade da Bahia. Foi uma determinação da presidente Dilma estarmos aqui. Ela pediu que viéssemos representando a presidência da república, trazendo esta mensagem a toda a população de Feira de Santana. Estamos aqui pela representatividade do município e pela importância que ele tem na disseminação desta mensagem por toda a região. Estas ações de conscientização serão realizadas ao longo do ano”, informou o ministro.

Guilherme Ramalho também destacou o valor da conscientização para prevenir a proliferação do mosquito. “Hoje é o dia nacional da mobilização e combate ao mosquito aedes aegypti e enfrentamento à microcefalia. Essa luta contra este mosquito só será vencida com batalha cotidiana. Ela não se inicia nem se encerra hoje, é só um dia de conscientização para as pessoas entenderem que a prevenção do aedes aegypti vai se dar pelo combate de cada um. Em sua residência, em seu local de trabalho, em sua repartição e nas áreas públicas é necessário existir uma conscientização coletiva. Mais de dois terços dos focos de reprodução do mosquito estão nas residências. As pessoas precisam incorporar estes hábitos de prevenção para vencer este mosquito. Hoje todos os ministros de estados, secretários nacionais estão espalhados pelas ruas em todo o território nacional. Mais de 220 mil militares visitaram 3 milhões de residências em todo o país”, enfatizou.

Exército em ação

Ação na Bahia contou com a participação de 6,6 mil militares das Forças Armadas, além de agentes de saúde. De acordo com o tenente-coronel Cláudio, comandante do 35º Batalhão de Infantaria, o exército de Feira de Santana disponibilizou 284 militares para o trabalho de panfletagem.

“Com a panfletagem buscamos a consciência da sociedade daqui de Feira de Santana, de Conceição do Coité, de Itaberaba e Euclides da Cunha, no combate ao mosquito. Esta é a segunda fase da operação, na semana que vem faremos o combate propriamente dito. É o momento em que vamos passar de casa em casa, localidade em localidade, com o objetivo de realmente empregar larvicida. O trabalho de hoje foi de conscientização. A preparação dos militares começou desde o ano passado com treinamento e palestras no interior do batalhão com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, que passou as orientações necessárias para a realização deste trabalho”, informou.

Segundo a Secretaria Estadual de Comunicação, na terceira etapa, que acontece na próxima semana (15 a 18), Exército, Marinha e Aeronáutica farão visitas nas residências junto com os órgãos estaduais e municipais para o combate e a erradicação de focos do mosquito. Também haverá ações nas escolas, com a distribuição de cartilhas e palestras sobre as formas de eliminação dos criadouros, além da capacitação de cerca de mil agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que levarão informação aos quatro cantos do estado. A ação também acontece nos outros estados brasileiros.

Prefeito pede a participação de todos

Também presente na mobilização de combate ao aedes, o prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho fez um alerta a população: “Se você que está em casa não participar desta campanha, não vamos conseguir combater o mosquito da dengue. Precisamos que você participe porque mais de 80% deste mosquito nasce dentro de nossas casas, jardins e quintais. Ele voa 200 metros, portanto ele tem um percurso pequeno. Essa colaboração é para você mesmo, para a sociedade, a cidade, para o nosso país, para todos nós. A colaboração não é para o governo é para você mesmo. O Zika vírus está causando pânico em todo o mundo e precisamos fazer nossa parte. Não se trata de uma luta de ideologia política ou de partidos, mas de uma luta de defesa do nosso país e do mundo. Este movimento neste sábado contribui muito, porque chama a atenção das pessoas, que passam a tomar conhecimento da real situação”.


 

A Diretora da Pré-escola Municipal José Martins Rios, informou que haverá trabalho de conscientização nas escolas, reunião com os pais e mutirões no bairro Barroquinha, onde a escola está localizada. A escola foi escolhida para ser o ponto inicial da visita do ministro e está localizada em um do bairros com maiores índices de infestação predial.

Caça-Mosquito

Conforme destacou a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, o aedes aegypti é um vetor de transmissão de dengue, febre chikungunya e do zika vírus. O último tem contribuído para a aparição de novos casos envolvendo a Síndrome de Guillain Barré e a microcefalia, uma má formação do crânio de bebês, que nascem com o perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros. De acordo com o Ministério da Saúde, 3.852 casos suspeitos de microcefalia são investigados em todo o País, com a confirmação de 24 casos de óbito pela doença.

Buscando mais uma alternativa de combater o aedes aegypti, o Governo do Estado abriu um novo canal de comunicação por meio do aplicativo Caça-mosquito. Disponível apenas para plataforma Android, o software serve para que os focos do mosquito sejam apontados pela população. Como resposta às denúncias, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) envia agentes de endemias para eliminar as larvas. Até o momento, dez mil downloads já foram realizados e mais de 30 mil notificações registradas.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade