Campanha da Fraternidade 2016

Campanha da Fraternidade 2016 reflete sobre o cuidado com a casa comum direitos humanos e justiça social

O arcebispo metropolitano de Feira de Santana Dom Zanoni explicou sobre a campanha e o que ela representa.

11/02/2016 às 09h59, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Todos os anos, durante a Quaresma a igreja católica realiza a campanha da fraternidade com temas sociais e religiosos. Este ano a campanha traz o tema "Casa Comum, nossa Responsabilidade" e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca".

O arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni, explicou que a Campanha da Fraternidade 2016 é um movimento ecumênico que envolve outras igrejas e tem o objetivo de refletir profundamente sobre o cuidado com a casa comum, o desenvolvimento do progresso humano e a prioridade da vida.

“Por esta razão nós fomos chamados nesses 40 dias a refletir sobre a vida humana. O lema desta campanha é "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca". Ele que traz  toda a espiritualidade profética, principalmente do profeta Amós, a preocupação com a vida, de estar atento a realidade sofrida não só das pessoas, mas também das de toda a criação, criada e querida por Deus”, disse.

Para Dom Zanoni, a preocupação com a casa comum e com a vida humana faz parte da espiritualidade, do seguir dos passos de Jesus e da importância de organizar e arrumar com responsabilidade o ambiente coletivo de todos. Ele destacou que a campanha traz presente os direitos básicos à vida humana, como o direito à agua e o direito ao saneamento básico. A responsabilidade e o empenho não apenas pessoal, mas o compromisso e a participação, o empenho e o protagonismo de todas as pessoas.

“A campanha propõe reflexão, encontro, nas celebrações cristãs das nossas igrejas nas homilias, na catequese, nos grupos de reflexão e nos movimentos de pastorais. É um tema não só para dentro da igreja, mas para a toda sociedade, em audiências públicas, em sessões especiais na câmara de vereadores é um tema bem adequado a realidade que nós estamos vivendo nesse momento, nesse nosso existir”, ressaltou.

O arcebispo afirmou também que o tema está relaciona às reflexões da igreja com o momento atual do Zika Vírus. “Nós estamos enfrentando esta calamidade do vírus Zika e isso vem com a reflexão da igreja no caminho certo. A campanha está sendo assumida pelas igrejas luteranas, igrejas, anglicanas, algumas igrejas batistas e a igreja ordodoxa oriental. É uma igreja de âmbito ecumênico”, completou.

A Campanha da Fraternidade foi lançada na noite de quarta-feira (10) na Catedral da Matriz, durante uma missa celebrada por Dom Zanoni, com a participação de centenas de fiéis.

Com informações e fotos do repórter do acorda Cidade Ed Santos.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade