Feira de Santana

Dom Itamar explica significado da Quarta-feira de Cinzas e fala sobre a Campanha da Fraternidade

Segundo o arcebispo emérito, todos os anos durante a quaresma a igreja realiza a Campanha da Fraternidade com temas sociais e religiosos.

10/02/2016 às 06h41, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 10, se inicia o período da quaresma em preparação a páscoa. O arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, falou ao Acorda Cidade sobre o significado para as famílias da Quarta-feira de Cinzas e também da Campanha de Fraternidade, que será iniciada durante a quaresma.

Dom Zanoni celebra Missa de Cinzas em Feira de Santana

De acordo com Dom Itamar, as cinzas simbolizam a brevidade da vida. Ele explica que a igreja católica coloca cinzas na testa dos fieis em todas as celebrações, realizadas nesta quarta, para significar que a vida neste mundo é muito breve.

“Ninguém tem casa permanecente. Nascemos, crescemos, morremos, temos alegrias, tristezas, mas como diz a bíblia católica, passamos como as nuvens no céu e esse significado da brevidade da nossa vida no mundo é atualizada a cada momento, mas principalmente no dia de Quarta-feira de Cinzas, quando as pessoas recebem cinzas na fronte”, afirmou.

Segundo o arcebispo emérito, todos os anos durante a quaresma a igreja realiza a Campanha da Fraternidade com temas sociais e religiosos, mas principalmente, com temas desafiadores. Para este ano, ele informou que o tema será ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’ e o lema é ‘Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça como riacho que não seca’.

“Essa campanha com o tema Casa Comum, isto é, o meio ambiente, partiu do próprio Papa Francisco, que no ano passado publicou um documento que tem como título Louvados Sejas, quando São Francisco louva as estrelas, os pássaros, o sol. Nessa campanha vamos tentar trazer para a reflexão do povo como tema fundamental o saneamento básico como elemento indispensável para viver com dignidade e saúde”, informou.

Dom Itamar destaca que o objetivo maior dessa campanha é assegurar a todas as pessoas o direito ao saneamento básico. Segundo ele, essa campanha também visa estimular o conhecimento da realidade local em que vivemos e incentivar o consumo responsável dos bens da natureza, como a água por exemplo.

Dom Zanoni celebra missa em Feira de Santana

As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade