Luta Contra o Câncer

Diagnóstico precoce e tratamentos mais eficazes dão mais qualidade de vida aos pacientes com câncer

Para a descoberta precoce da doença é necessário que as pessoas estejam atentas à saúde, frequentem médicos regularmente e fiquem alertas a qualquer sintoma que não for bem esclarecido.

04/02/2016 às 13h56, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Hoje 4 de fevereiro é o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. O médico radiooncologista Gustavo Mota que trabalha na Unidade de Atendimento em Oncologia (Unacon) em Feira de Santana, explicou sobre o surgimento da doença e a evolução dos tratamentos e medicamentos, que tem contribuído para a cura e o aumento do tempo de vida de muitos pacientes.

“O câncer é uma mutação das células normais. As células normais tem a divisão celular, vão formando os tecidos e os órgãos e de repente de uma hora para a outra ocorre uma mutação no DNA e aí elas perdem o controle e começam a fazer a divisão. Ai forma-se o tumor, o tumor maligno que é o câncer. Esse tumor é um comportamento desordenado de uma célula que era normal e teve um dano no DNA, passou a ser uma célula mutada, formou o tumor e em seguida surgiu o câncer”, disse.

O médico contou que o câncer pode aparecer em todos os órgãos e tecidos do corpo humano e que o tratamento depende de cada caso. Inicialmente o paciente tem o diagnóstico, depois é acompanhado por um médico especialista que vai definir através de protocolos qual será o melhor tratamento. “Isso é definido através de protocolos. Seguimos protocolos americanos e europeus e nesses protocolos já definidos para cada tipo de câncer vão existir tratamentos diferentes. Existem três vertentes de tratamentos que é a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia”, relatou.

Gustavo Mota, explicou também que o diagnóstico precoce é primordial para alcançar a cura do câncer. Quando a descoberta da doença é tardia é mais difícil a cura. A doença pode formar a metástase, passar para a corrente sanguínea, atingir outros órgãos e a chance de cura é perdida. Há os tratamentos paliativos para melhorar a dor e controlar a doença.

Para a descoberta precoce da doença é necessário que as pessoas estejam atentas à saúde, frequentem médicos regularmente e fiquem alertas a qualquer sintoma que não for bem esclarecido. “A pessoa deve procurar o médico o mais rápido possível, porque o médico dentro de um sintoma não vai logo suspeitar de um câncer, ele vai suspeitar de outras patologias e a medida que for excluindo outras patologias chegará ao diagnóstico se realmente for um câncer”, afirmou Gustavo.

O tratamento do câncer está cada vez mais avançado e as novas tecnologias tem permitido a eficácia nos tratamentos. A radioterapia tem evoluído e assim como a quimioterapia, destroem mais facilmente os tumores e os pacientes tem a diminuição dos efeitos colaterais.

“O tratamento com radiação tem evoluído muito com o passar dos anos e com a tecnologia conseguimos ter certeza que estamos chegando ao alvo e o tumor está sendo destruído. O paciente tem uma melhor qualidade de vida com os tratamentos de radioterapia com mais tecnologia. Já na quimioterapia, existem drogas alvodirigidas que diminuem os efeitos colaterais, conseguem atingir mais as células tumorais e protegem também as outras células normais do corpo”, finalizou.

Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade