Carnaval

Ibametro faz verificação de bafômetros para uso na folia momesca

O instrumento é utilizado para medir a concentração de álcool no sangue e é usado por agentes públicos durante fiscalizações de trânsito, contribuindo para proporcionar a segurança nas vias públicas.

03/02/2016 às 17h46, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) está entregando hoje um total de 20 etilômetros, aparelhos popularmente conhecidos como bafômetros, para a Prefeitura de Salvador e a Polícia Rodoviária Federal, que solicitaram a verificação do aparelho, com o objetivo de garantir a confiabilidade metrológica do equipamento. O instrumento é utilizado para medir a concentração de álcool no sangue e é usado por agentes públicos durante fiscalizações de trânsito, contribuindo para proporcionar a segurança nas vias públicas.

“A verificação dos etilômetros é importante para dotar os agentes públicos de equipamentos confiáveis para uso na prevenção de acidentes frequentemente ocorridos pelo uso de bebidas alcoólicas. Conforme determina as portarias do Inmetro 006/2002 e 202/2010 e a norma NIE-DIMEL 066, é obrigatório que esses instrumentos sejam verificados anualmente, a fim de comprovar a sua conformidade”, destacou o diretor-geral Randerson Leal.

Órgão delegado do INMETRO na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o Ibametro é responsável pela verificação metrológica do bafômetro em todo Estado da Bahia. E mais: vem sendo solicitado também por governos de outros estados como a Paraíba (PB), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE), em função da capacitação técnica da equipe do órgão e aparelhagem necessária para a realização da verificação metrológica desse instrumento de medição. Em 2015 o Ibametro fiscalizou um total de 122 instrumentos de órgãos públicos diversos. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade