Fiscalização

Diretor do Detran fala sobre infrações com quadriciclos em praias e fiscalização de cinquentinhas

O Diretor Geral do Detran Maurício Bacelar, falou sobre a fiscalização desses veículos, das motocicletas cinquentinhas e das novas instalações do órgão em Feira de Santana.

01/02/2016 às 11h39, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), continua apreendendo quadriciclos em operações de fiscalização no litoral. Os veículos estão sendo apreendidos pelo não cumprimento de normas do código de trânsito brasileiro. O Diretor Geral do Detran Maurício Bacelar, falou sobre a fiscalização desses veículos, das motocicletas cinquentinhas e das novas instalações do órgão em Feira de Santana.

Segundo ele, o trabalho de fiscalização é rotineiro, mas no verão as ações são intensificadas no litoral, através da operação Detran Verão. “Nós estamos intensificando as nossas ações educativas e de fiscalização na faixa do litoral. Recebemos denúncias sobre o abuso no uso do quadriciclo e inclusive o Detran da Bahia tem uma campanha que chama atenção dos usuários de que o veículo não é brinquedo. Quadriciclo é um veículo que só pode ser pilotado por pessoas devidamente habilitas na categoria B , como também é preciso que o quadriciclo esteja licenciado no órgão de trânsito, no caso o Detran da Bahia”, disse.

Maurício relatou que houve ações do Detran na Ilha de Itaparica e na Praia de Cabuçu e ressaltou que foram feitas várias apreensões de quadriciclos pelo fato de serem dirigidos por menores de idade ou pessoas maiores sem a habilitação.

“O que nós encontramos em Cabuçu foram muitos menores dirigindo quadriciclos e fizemos a apreensão. Também foram apreendidos quadriciclos porque circulavam nas areais da praia, o que é proibido pois colocam em risco a vida dos banhistas”, destacou.

O diretor explicou também sobre a fiscalização das cinquentinhas. De acordo com ele, para pilotar a motocicleta é exigida em todo o território nacional a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Nós não podemos permitir que uma pessoa que não esteja habilitada possa pilotar um veículo que chega a até 80 km/h e esteja circulando nas vias públicas, colocando em risco a própria vida e a de terceiros. Então nas nossas ações de fiscalização nós temos exigido a habilitação na categoria ACC ou na categoria A para quem pilota cinquentinha”.

Sobre os prazos e procedimentos para o licenciamento das cinquentinhas ele informou que as motocicletas que foram adquiridas a partir de 1º de agosto de 2015, obrigatoriamente elas só podem sair das lojas se estiverem devidamente licenciadas. As adquiridas antes de 1° de agosto de 2015 terão até 31 de julho de 2017 para serem regularizadas.

 

Novas Instalações do Detran

Está prevista para o mês de abril a mudança do Detran do Conjunto Jomafa para as novas instalações no Alto do Cruzeiro. A expectativa para o novo espaço é na perspectiva de oferecer melhor atendimento a população e também melhores condições de trabalho para os servidores.

“Foi um terreno adquirido pelo Detran da Bahia para que a gente possa dar melhores condições de atendimento a população e para que os nossos servidores tenham melhores condições de trabalho. Já estamos fazendo a licitação para adequar as instalações para o uso do Detran e em meados do mês de abril e maio o governador Rui Costa estará em Feira de Santana fazendo a entrega desse equipamento que vai melhorar a qualidade de vida dos feirenses”, informou Maurício Bacelar.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade