Feira de Santana

Secretaria do Meio Ambiente faz levantamento sobre situação das lagoas de Feira de Santana

Ao todo são mais de 100 lagoas e os técnicos da secretaria avaliaram a situação de 15 delas mais agredidas.

30/11/2015 às 10h23, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

A secretaria municipal do Meio Ambiente está realizando um trabalho de georreferenciamento sobre a situação de lagoas no município de Feira de Santana. Ao todo são mais de 100 lagoas e os técnicos da secretaria avaliaram a situação de 15 delas mais agredidas. A educadora Ambiental Érica Teles dá detalhes sobre essa avaliação.

“O departamento de educação ambiental, que fica dentro da secretaria do Meio Ambiente, já vem fazendo um trabalho de sensibilização com a comunidade e, esse ano, optamos em fazer um georreferenciamento das lagoas de Feira de Santana para identificar onde estão as lagoas, qual a comunidade que está no entorno. Como temos um município com mais de 100 lagoas nas áreas urbana e rural, fizemos a identificação delas com o GPS, identificamos, georreferenciamos, analisamos quais são as comunidades, identificamos as associações que estão no entorno dessas lagoas e como são várias, tivemos que começar um projeto piloto, onde foram selecionadas 15 lagoas”, explicou.

De acordo Érica Teles, os critérios utilizados para a escolha das 15 lagoas foram: as que já estão com um impacto negativo acelerado, com aterramento e invasões, ou as que estão com o risco iminente de serem invadidas ou de sofrerem algum impacto pela chegada de indústrias ou construções.

Ela destacou que esse projeto vai ser desenvolvido com ações de educação ambiental, capacitando a comunidade com oficinas, palestras, reuniões com grupos de ambientalistas, onde serão discutidas as possíveis ações a serem feitas. “Com isso tudo, acreditamos que o projeto de educação ambiental é transformador”, afirmou. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade